Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fumaça no ar é a mais tóxica

A Organização Mundial da Saúde publica relatório afirmando que todo ano 3 800 americanos não-fumantes morrem de câncer no pulmão por aspirarem a fumaça de cigarros alheios.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 30 set 1990, 22h00

Cada vez mais se justifica o banimento do fumo em lugares fechado. A Organização Mundial da Saúde, que pretende acabar com os ambientes esfumaçados, publicou um preocupante relatório baseado em 24 estudos epidemiológicos realizados nos Estados Unidos. A conclusão, que confirma antigas suspeitas médicas, é de que todo ano 3800 americanos não-fumantes morrem de câncer de pulmão por aspirarem a fumaça dos cigarros alheios – são os chamados fumantes passivos ou involuntários. A fumaça do cigarro no ar, a que os cientistas denominam corretamente secundária, apresenta concentrações até maiores de tóxicos do que a corrente primária, aspirada pelo fumante.

“Respirar fumaça é como tragar um cigarro sem filtro, muito mais nocivo para os pulmões”, compara a pneumologista Ilma Aparecida Paschoal, da Universidade de Campinas, no interior de São Paulo. Nos Estados Unidos, por isso, acender um cigarro foi proibido nos vôos domésticos e em muitos restaurantes e escritórios. “As iniciativas brasileiras ainda são tímidas”, lamenta Ilma. Em todo o caso, cigarro já não entra em vôos nacionais de até duas horas de duração.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.