Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Imunoterapia pode causar câncer secundário, diz EMA

Risco é pequeno, mas deve ser levado em conta, afirma agência médica europeia.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 ago 2024, 12h01

A imunoterapia usa o sistema imunológico do paciente para combater o câncer. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma consiste em colher células, alterá-las em laboratório e reintroduzi-las no paciente, onde elas passam a atacar o tumor. Mas isso também pode ter um efeito colateral.

A European Medicines Agency concluiu (1) que a imunoterapia com células CAR-T (linfócitos T modificados) pode levar ao surgimento de tumores secundários.

Isso pode ocorrer devido à multiplicação anormal das células CAR-T, ou porque o tratamento altera o funcionamento normal do sistema imune – permitindo que outros tumores que já existiam, mas estavam dormentes, se desenvolvam.

A agência analisou dados de 42.500 pacientes que receberam o tratamento. Desses, 38 desenvolveram tumores secundários. Em metade dos casos, foi feita uma biópsia – e ela encontrou células CAR-T em 40% dos cânceres.

Um segundo estudo (2), da Universidade Stanford, monitorou 724 pacientes que passaram por imunoterapia – e detectou tumores secundários em 25 deles.

Continua após a publicidade

Embora o risco seja considerado pequeno, a agência europeia recomendou que os pacientes que receberam CAR-T sejam monitorados pelo resto da vida. 

Fontes 1. “CAR T-cell medicines: PRAC identifies risk of secondary malignancies of T-cell origin”. EMA, 2024. 2. “Risk of Second Tumors and T-Cell Lymphoma after CAR T-Cell Therapy”. M Hamilton e outros, 2024.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.