Mamíferos que não tomam leite?

Entre os 3 e os 5 anos o corpo desta gracinha de mamífero passa a rejeitar o líquido que o sustentou desde o nascimento

Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 jul 2000, 22h00

É só pensar um minuto para ver o absurdo da situação: o homem é um mamífero porque faz parte de sua natureza tomar leite ao nascer. Mas então por que a maior parte da população mundial não tolera o líquido branco? E por que um quarto dos habitantes tem reações alérgicas fortes ao leite, como diarréia, inchaços, dor de estômago e de cabeça? “A causa é um enigma”, contou à SUPER o médico Steve Hertzler, da Universidade de Ohio. “O fato é que as pessoas deixam de digerir o leite, inclusive o da mãe, entre 3 e 5 anos de idade”. Segundo ele, suspeita-se que elas estejam geneticamente programadas para isso. Só que não se sabe por que o DNA desliga esse processo básico da espécie. O pior é que, como o leite fornece 75% do cálcio essencial à saúde, quem não pode tomá-lo acaba tendo que completar a dose. Por exemplo, tomando remédio ou comendo queijo e iugurte. Hertzler concluiu este ano uma pesquisa mostrando que é possível reduzir a intolerância ao leite.

“Basta tomar um pouquinho, começando com meio copo por dia, e aumentar lentamente a quantidade. Os sintomas somem em algumas semanas e você sabe que atingiu o seu limite quando eles retornam”, afirma o médico.