Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Meditação estimula o sistema imunológico

Pessoas que participaram de retiro para meditação tiveram aumento na atividade de 220 genes ligados à resposta imune do organismo.

Por Bruno Garattoni Atualizado em 11 fev 2022, 11h57 - Publicado em 20 jan 2022, 09h07

Cientistas da Universidade da Flórida colheram amostras de sangue dos participantes de um retiro espiritual de oito dias, antes e depois do evento (1).

Constataram que ocorreu aumento na atividade de 220 genes relacionados à resposta imunológica. E não houve alteração nos genes ligados a processos inflamatórios, ou seja, aquelas pessoas não tinham ficado doentes; as defesas do organismo realmente parecem ter se aperfeiçoado.

Fonte 1. Large-scale genomic study reveals robust activation of the immune system following advanced Inner Engineering meditation retreat. V Chandran e outros, 2021.