Metade do mundo vai ser míope em 2050
Segundo estimativas, quase cinco bilhões de pessoas terão miopia nas próximas décadas
Você quer enxergar carros voadores no futuro? Então a recomendação é não forçar muito a vista até lá. De acordo com uma nova pesquisa, quase cinco bilhões de pessoas no planeta terão miopia até 2050.
Ainda em 2020, a estimativa é de que 2,6 bilhões de pessoas, ou 1/3 da população mundial, terão dificuldade em enxergar objetos que estão longe. Só na América do Sul, 53% dos habitantes podem desenvolver miopia até 2050.
E pior: se as previsões feitas pelo Instituto Brien Holden Vision se confirmarem, 1 bilhão de pessoas podem ser consideradas cegas nas próximas décadas.
LEIA: Sua miopia vai piorar se você não usar óculos
Para realizar essas estimativas, o instituto analisou artigos sobre miopia que foram publicados em diversos países, desde 1995. O estudo levou em consideração os picos de surgimento da deficiência, o aumento da população e a urbanização de várias regiões. Não à toa, o crescimento das cidades e uso sistemático de computadores são algumas das causas para a o aumento da miopia, avalia o instituto.
Na maioria dos casos, a miopia começa aos seis anos de idade, mas pode surgir repentinamente em adultos com idades entre 20 a 40 anos. Para reverter a situação, o estudo aconselha que pais levem seus filhos regularmente a oftalmologistas, assim como o governo deve reforçar campanhas de prevenção a problemas de visão. Outra saída é diminuir o tempo em que passamos em frente ao computador, ou usar óculos o resto da vida.
LEIA TAMBÉM:
Miopia não depende da córnea do doador
Cuide de seus olhos