GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Metade do mundo vai ser míope em 2050

Segundo estimativas, quase cinco bilhões de pessoas terão miopia nas próximas décadas

Você quer enxergar carros voadores no futuro? Então a recomendação é não forçar muito a vista até lá. De acordo com uma nova pesquisa, quase cinco bilhões de pessoas no planeta terão miopia até 2050.

Ainda em 2020, a estimativa é de que 2,6 bilhões de pessoas, ou 1/3 da população mundial, terão dificuldade em enxergar objetos que estão longe. Só na América do Sul, 53% dos habitantes podem desenvolver miopia até 2050.

E pior: se as previsões feitas pelo Instituto Brien Holden Vision se confirmarem, 1 bilhão de pessoas podem ser consideradas cegas nas próximas décadas. 

LEIA: Sua miopia vai piorar se você não usar óculos

Para realizar essas estimativas, o instituto analisou artigos sobre miopia que foram publicados em diversos países, desde 1995. O estudo levou em consideração os picos de surgimento da deficiência, o aumento da população e a urbanização de várias regiões. Não à toa, o crescimento das cidades e uso sistemático de computadores são algumas das causas para a o aumento da miopia, avalia o instituto.

Na maioria dos casos, a miopia começa aos seis anos de idade, mas pode surgir repentinamente em adultos com idades entre 20 a 40 anos. Para reverter a situação, o estudo aconselha que pais levem seus filhos regularmente a oftalmologistas, assim como o governo deve reforçar campanhas de prevenção a problemas de visão. Outra saída é diminuir o tempo em que passamos em frente ao computador, ou usar óculos o resto da vida.

LEIA TAMBÉM:
Miopia não depende da córnea do doador

Cuide de seus olhos