GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

“Não caia nas dietas detox”

Você fica um tempo bebendo sucos, tomando suplementos “naturais” ou comendo apenas certos tipos de verdura - e isso elimina toxinas do seu organismo. Será?

Entrevistamos o professor emérito da Universidade de Exeter (Reino Unido), o médico Edzard Ernst é autor de 48 livros e mais de 1.000 artigos científicos. Ele é um dos maiores especialistas mundiais em medicina alternativa.

 

Os defensores das dietas detox dizem que elas ajudam a eliminar toxinas que vão se acumulando no organismo quando nós comemos alimentos processados, açúcar refinado e gorduras saturadas, por exemplo. O que há de errado nisso? 

As pessoas que fazem afirmações desse tipo não conseguem nem nomear as toxinas a que se referem. As toxinas têm nomes, e os promotores do detox precisariam mencioná-los. se fizessem isso, seria muito fácil testar suas afirmações: bastaria escolher uma toxina, medir o seu nível no sangue e ver se a tal dieta, ou qualquer outra forma de detox, tem algum efeito em comparação com a ausência de tratamento. Mas essas pessoas não mencionam as toxinas [que a dieta supostamente elimina] por um motivo óbvio: elas sabem muito bem que o teste não confirmaria suas afirmações fraudulentas.
Mas há estudos mostrando que o chá verde contém catequinas, que ajudam a reduzir a gordura no sangue. E que o ômega 3 presente no salmão tem ação anti-inflamatória. Comidas como essas não ajudam a limpar as toxinas do corpo? 

Claro que componentes naturais têm efeitos, mas eles não se devem à eliminação de toxinas. são ações  anti-inflamatórias e antioxidantes, não têm nada a ver com desintoxicação. Fígado, pulmões, rins, intestinos e pele já fazem um trabalho perfeito na eliminação das toxinas. Uma dieta detox não vai fazer um trabalho que já é perfeito ficar melhor.
E quanto a ioga, massagens, máscaras e coisas do tipo? Elas também são inúteis para desintoxicar o organismo? 

A ioga e as massagens podem funcionar de outras maneiras. No tratamento de dor nas costas, por exemplo. Mas elas não eliminam toxinas. Existe algum método sério, cientificamente comprovado, de desintoxicar o organismo? Se a pessoa é viciada em drogas, sim. Nesse caso, ela precisa de uma desintoxicação adequada – um tratamento que gradualmente a torne menos dependente daquelas substâncias [geralmente, esse tratamento envolve o uso de remédios que aliviam a síndrome de abstinência da droga] . É assim que o termo “detox” é usado na medicina convencional. Algo completamente diferente das dietas.
Na prática, o que acontece conosco quando fazemos dieta detox de 7 dias? Isso pode prejudicar a saúde?

O principal é que perdemos dinheiro, caindo num charlatanismo vendido por pessoas que só estão dispostas a faturar. Sobre a saúde, qualquer dieta pobre em alimentos essenciais resultará em síndromes de deficiência nutricional se for consumida por longos períodos. Mas o mais importante é que essas dietas provocam uma ilusão. A ilusão de que todos os nossos excessos podem ser equilibrados com alguns dias de “detox”. Elas promovem estilos de vida que não são saudáveis.
Se não existe dieta detox, qual o caminho para se manter saudável?

Se alimentar de forma saudável, ingerindo uma dieta variada e equilibrada. evitar comer e beber demais. Dormir e descansar o suficiente. e fugir desse charlatanismo detox – que não tem comprovação científica, mas tem sido altamente promovido em revistas, programas de TV e na internet.

Leia mais:
O lado escuro da comida
6 pegadinhas da alimentação (aparentemente) saudável