Neurografia para desviar os nervos
Cientistas americanos e ingleses criaram a neurografia, técnica capaz de revelar a imagem dos nervos a partir da ressonância magnética.
Eis o sonho de todo cirurgião: um mapa em que veja o intricado trajeto dos nervos. Pois bem, cientista das Universidades de Washington, nos Estados Unidos, e do Hospital Sant George, na Inglaterra, se reuniram para tornar-lo realidade. Eles criaram a neurografia, técnica capaz de revelar a imagem dos nervos, a partir da ressonância magnética. Ao captar os sinais das moléculas de água existentes no organismo, a ressonância produz imagens precisas dos tecidos.
Mas, até então ela não era aplicada para mostrar os contornos dos nervos. Isso por que a camada de gordura que os reveste mascara os sinais das moléculas de água.
Contudo, os pesquisadores ingleses e americanos notaram que a água e gordura emitem sinais de freqüências diferentes.
Daí, resolveram testar um equipamentos que calcula essa diferença e corrige as distorções. O resultado é a figura nítida das vias nervosas, que ajudará os médicos a realizar cirurgias mais seguras. Afinal, qualquer esbarrão do bisturi nos filamentos nervosos pode levar à dor e, até mesmo, a paralisias.