Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O ar poluído que você respira pode fazer seu corpo desenvolver diabetes

Pesquisa que incluiu 1,7 milhão de pessoas identificou que partículas de poluição são capazes de desencadear a doença

Por Luiza Monteiro
9 ago 2018, 17h27

Se você é sedentário, obeso ou não abre mão de sempre comer doce e alimentos gordurosos, certamente está mais propenso a se tornar diabético. Caso viva em uma cidade grande, pior ainda. Um estudo da Universidade de Washington, publicado no fim de junho na revista científica The Lancet Planetary Health, estima que, em 2016, a poluição contribuiu para 3,2 milhões de casos de diabetes no mundo.

Para fazer essa associação os cientistas acompanharam, durante oito anos e meio, nada menos do que 1,7 milhão de americanos, todos sem histórico da doença. As informações foram cruzadas com dados da Nasa e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) sobre a qualidade do ar. E, para encontrar o elo com o diabetes, os estudiosos focaram nas partículas PM 2,5, emitidas pelos motores de carros e por usinas termelétricas, por exemplo.

Sabe-se que, ao serem inalados, esses poluentes chegam ao pulmão e caem na corrente sanguínea. Com isso, passam por vários outros órgãos, como o pâncreas, responsável pela liberação de insulina. Isso prejudica a produção desse hormônio, que faz a absorção do açúcar no organismo. Como consequência, mais glicose se acumula no sangue – o que, a longo prazo, leva ao diabetes. “Notamos que isso vale mesmo para níveis de poluição considerados seguros pela EPA e pela OMS [Organização Mundial da Saúde]”, diz o principal autor do estudo, Ziyad Al Aly.

De acordo com a investigação, a população de países de baixa renda – como Índia, Afeganistão e Papua Nova Guiné – têm maior probabilidade de desenvolver a doença devido à falta de políticas ambientais. Já os habitantes de nações como França, Finlândia e Islândia estão bem menos expostos a esse fator de risco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.