PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O que é bursite?

Na tentativa de evitar a operação, Lula recorreu, além da fisioterapia, à acupuntura, também recomendada por alguns médicos para aliviar a dor.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 jan 2003, 22h00

Rodrigo Ratier

O que é bursite ?

É a inflamação das bolsas sinoviais, cerca de 160 pequenos balões espalhados pelas principais articulações do corpo – como joelhos, quadris, cotovelos e ombros. Sua função é reduzir o atrito entre os ossos e os tendões e, para isso, elas contêm um fluido lubrificante chamado líquido sinovial. Quando ocorre a bursite (o nome vem de bursa, “bolsa” em latim), essas estruturas incham e ficam doloridas. Recentemente. a doença ganhou destaque na imprensa por causa das fortes dores no ombro que têm atormentado o presidente Lula. “Mas, na verdade, o mal que o aflige é um pouco mais complexo, chamado de síndrome do impacto”, afirma o ortopedista Sérgio Checchia, especialista em ombros do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que examinou Lula.

A síndrome do impacto ocorre quando há algum trauma na articulação do ombro – que pode ser provocado por movimentos bruscos, como o saque de um tenista, ou esforços repetitivos, como os do professor que escreve o dia inteiro com giz na lousa ou do político que acena milhares de vezes para a multidão – caso do presidente recém-empossado. O problema piora porque a inflamação também atinge a bolsa sinovial que amortece o contato entre os tendões e um osso do ombro conhecido como o acrômio. “Aí, sim, ocorre a bursite, mas esse é um mal menor, que costuma retroceder naturalmente. Já os tendões precisam ser religados por cirurgia nos casos mais graves”, diz o reumatologista Jamil Natour, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O tratamento inclui fisioterapia para fortalecer os músculos e corrigir os movimentos que causam o impacto.

Para evitar a dor, receitam-se compressas de gelo ou remédios analgésicos e antiinflamatórios. “A cirurgia costuma ser o último recurso, mas é bastante simples: consiste em reparar os tendões e retirar uma parte do acrômio para reduzir o impacto na articulação”, diz o ortopedista Akira Ishida, também da Unifesp. Na tentativa de evitar a operação, Lula recorreu, além da fisioterapia, à acupuntura, também recomendada por alguns médicos para aliviar a dor.

Continua após a publicidade

Ombro abusado

Continua após a publicidade
Inflamação é causada pelo atrito entre ossos e tendões

1 – Na articulação que liga o tronco ao braço, tendões chamados manguitos rotadores fazem os movimentos de abertura e de elevação do ombro. Para reduzir o atrito entre ossos e tendões, existe a bolsa sinovial, espécie de travesseiro que amortece o impacto dos movimentos

2 – Quando gestos bruscos ou repetitivos causam trauma no ombro, ocorre a chamada síndrome do impacto. O osso acrômio raspa nos manguitos rotadores, causando inflamação. Se o osso continuar roçando os tendões inflamados, eles se esgarçam e podem até se romper

Continua após a publicidade

3 – A inflamação afeta também a bolsa sinovial. Aí surge a bursite: ao inflamar, a bolsa se enche de fluido lubrificante, causando um inchaço bastante dolorido

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.