GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que o Vaticano não tem seleção de futebol?

Haja coração, amigos. Este mês, tem gente preocupada com o futebol do papa e com as funções assassinas do detergente de cozinha

Cartola – Agência De Conteúdo

ESPORTE CRISTÃO

O Vaticano, como cidade-estado, pode ter seleção de futebol própria?

Paulo Bueno Paiva

Varginha, MG

Difícil. Gustavo Pinheiro, advogado especialista em direito esportivo, explica que, para ter uma seleção, o país deve estar na confederação de seu continente _ no caso, a Uefa. Para entrar nela, o time precisa representar um país reconhecido pela ONU (as exceções são Inglaterra, Escócia, País de Gales, Ilhas Faroe e Irlanda do Norte: têm seleção, mas não são reconhecidos pela ONU). O problema é que o Vaticano não é membro das Nações Unidas. E mais: faltaria mão de obra. Só cardeais que vivem na cidade (ou em Roma) têm nacionalidade vaticana: 832 pessoas, quase a população de aliens em Varginha (vocês não aguentam mais a piada, né?).

FÍSICA INVISÍVEL

Ao aproximar uma filmadora de uma televisão ligada, surgem listras na tela? Por quê?

Luciane Menezes

Teresina, PI

Quando vejo uma reportagem na tevê com um monitor atrás do entrevistado fico hipnotizado por essas listras. E você? Bom, isso só acontece com tevês de tubo, em que a imagem é gerada por um feixe eletrônico. Segundo Altamiro Susin, chefe do departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS, o feixe faz uma varredura linha a linha ao longo da tela. Ao terminar, a tevê escurece e o feixe reinicia o movimento, sucessivamente. O olho não percebe, mas ao vermos através da filmadora enxergamos o feixe. Isso ocorre porque a captação de vídeo funciona do mesmo jeito, mas com velocidade diferente. Essa diferença de compasso entre as varreduras permite a visualização das listras na tela.

MORTE LIMPA

Por que baratas morrem ao jogarmos sabão sobre elas?

Thiago Bezerra

Salvador, BA

Detergente serve para decompor gordura (por isso é usado também para lavar louça, veja só). E baratas têm gordura no corpo. Segundo Lucy Figueiredo, especialista em baratas e diretora técnica da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, o detergente enfraquece a carapaça e entra nas aberturas respiratórias do animal, que morre por asfixia. Só não tente emagrecer jogando detergente no corpo. Ele não penetra na nossa pele.

PSICOLOGIA DO RI

Quando alguém faz cócegas na gente, nós sentimos (óbvio). Mas, se tentarmos fazer em nós, não sentimos nada. A cócega é psicológica?

Amanda Garcia

Birigui, SP

Não (mas em todo caso mande uma foto sua fazendo cócega em si mesma). Segundo o neurologista Marco Túlio França, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, cócegas nascem de um estímulo físico, o toque da mão nas regiões sensíveis. Logo, a parte física é maior que a psicológica nas cócegas. Não sentimos nada quando tentamos fazer em nós porque o cérebro já está informado. Ficamos precavidos instintivamente.

SÉTIMA ARTE EM PELO

Estava vendo o filme da Bruna Surfistinha e veio a dúvida: como os atores fazem as cenas peladões?

Carol Poly

Brasília, DF

Será que o filme tem chance no Oscar? Grandes performances! Segundo o cineasta Carlos Gerbase, uma cena de sexo precisa ser coreografada. “É como balé: agora a perna vem para cá, o braço vai para lá etc.”, diz. Em Hollywood, é comum recorrer à ajuda de dublês profissionais.