GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que o vírus da dengue é transmitido por mosquito e o HIV não?

Nem todo micro-organismo sobrevive no intestino do inseto

Ninguém pega a Aids por picada de mosquito porque o HIV, causador da doença, é destruído quando chega ao intestino do mosquito transmissor. Qualquer vírus, para se multiplicar, precisa antes penetrar na célula do hospedeiro. Ele só faz isso se encontrar certas fechaduras químicas, os chamados receptores. As células do intestino do mosquito não têm nenhum receptor para o HIV. Sem poder entrar, ele é, então, digerido.

Com o agente causador da dengue a história é diferente. Ele pertence a um grupo de micróbios que se adaptam especialmente bem ao organismo dos insetos – o dos arbovírus –, que compreende também o vírus da febre amarela. “O microrganismo do dengue passa ileso pelo intestino do animal”, disse à SUPER o virologista Paolo Zanotto, da Universidade Federal de São Paulo.

Assim, ele se multiplica e se acumula nas suas glândulas salivares. Na próxima picada, o mosquito injeta saliva na vítima. Esse líquido é essencial para a absorção do sangue, porque está repleto de substâncias que dilatam os vasos e impedem a coagulação. Infectada pelo vírus, a baba do inseto transmite a dengue para o ser humano.

Aqui o HIV não cola

Vírus da Aids não consegue entrar nas células do inseto.

 

1. Quando a fêmea do mosquito – é sempre ela que pica – suga o sangue de alguém infectado por algum vírus, o líquido contaminado vai direto para o aparelho digestivo do inseto.

2. Lá, o vírus da dengue se utiliza das células alheias para se multiplicar. Ele se liga a uma fechadura química na membrana da célula e injeta por ali o seu DNA. O organismo agredido passa a fazer cópias e mais cópias do parasita.

3. No caso do mosquito, o vírus da Aids não tem a menor chance de infectar porque os receptores químicos das células do intestino do bicho não são compatíveis com os dele. O HIV acaba sendo destruído.