GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual foi a maior zebra da história das copas?

Isso fica ao gosto do freguês, mas os resultados mais inesperados são certamente dois: a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra na Copa de 1950, no Estádio Independência, em Belo Horizonte; e o triunfo da Coréia do Norte sobre a Itália, em Middlesbrough, em 1966.

Nas duas partidas, o resultado foi de 1 x 0. Considerando o prestígio com que os ingleses chegaram ao Brasil para disputar seu primeiro Mundial, pode-se dizer que a vitória americana foi mais inesperada. Os norte-coreanos, apesar de praticamente desconhecidos, haviam empatado com a seleção chilena (1 x 1) na partida anterior, e os italianos já não estavam bem das pernas, tendo perdido (1 x 0) para a União Soviética.

No capítulo zebras em finais de Copa, a Alemanha Ocidental é campeã. Sua vitória sobre a Hungria em 1954 (3 x 2) surpreendeu a maioria dos especialistas da época.

Já em 1974, quando muitos consideravam a Holanda favorita, é difícil falar em surpresa quando se lembra que os alemães jogavam em casa e tinham no time Maier, Beckenbauer, Breitner e Gerd Müller, que viria a se tornar o maior artilheiro das copas após os quatro gols feitos naquele ano, somados aos dez da Copa de 1970.

E ainda há, é claro, a inesperada – ainda que não totalmente surpreendente – vitória uruguaia sobre o Brasil no Maracanã, em 1950.