Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Quem foram os locutores brasileiros em copas do mundo?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h10 - Publicado em 30 jun 2002, 22h00

O primeiro foi Gagliano Neto, pelo rádio, em 1938. No Mundial de 1950, os mais famosos eram Pedro Luiz, da Rádio Panamericana de São Paulo (atual Jovem Pan), e Jorge Curi e Antônio Cordeiro, da Rádio Nacional. Curi narrava os lances de uma metade do campo, e Cordeiro, os da outra metade! Divisão um pouco diferente aconteceu nos anos 70, na Rádio Globo do Rio, em que Jorge Curi transmitia um tempo, e Waldir Amaral, o outro. Muitos outros locutores se consagraram em mundiais. Do rádio, além dos nomes acima, é obrigatório citar Edson Leite, Geraldo José de Almeida, Clóvis Filho, Oduvaldo Cozzi, Fiori Gigliotti, Osmar Santos, José Silvério e José Carlos Araújo; nos da TV, Luciano do Valle (o principal nome da Globo nas copas de 1974 a 1982, e da Bandeirantes, de 1986 a 1998), Sílvio Luiz e, claro, Galvão Bueno, número um da Globo nos mundiais desde 1990 (em 1986, o titular da equipe global foi Osmar Santos, dono do bordão “Ripa na xulipa, pimba na gorduchinha”).

Na Copa de 1970, no México, uma curiosidade: como as emissoras brasileiras se reuniram em pool para transmitir a Copa, quatro locutores se revezavam, cada um narrando um trecho do jogo. Alternavam-se Oduvaldo Cozzi e Walter Abrahão (ambos da TV Tupi); Geraldo José de Almeida (Globo) – cujo “Olha lá, olha lá, olha lá” era tão famoso quanto os bordões atuais do Galvão; e Fernando Solera (Record e Bandeirantes). Os comentaristas eram Rui Porto, João Saldanha e Leônidas da Silva.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.