GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Robô-cirurgião implanta osso em cão

A IBM americana desenvolveu um robô que faz cirurgias completas. A primeira experiência foi substituir a bacia danificada de um cachorro vítima de artrite por uma prótese produzida com um osso da pata de um animal morto.

Recentemente, um cirurgião fez a sua estréia substituindo a bacia danificada de um cachorro vítima de artrite por uma prótese produzida com um osso da pata de um animal morto. O implante não é novidade, mas o cirurgião, sim: trata-se de um robô, o Robodoc, desenvolvido durante quatro anos pela IBM americana, com ajuda da Universidade da Califórnia. Robôs já entraram em salas cirúrgicas outras vezes, mas somente para determinar a posição correta dos instrumentos em operações delicadas, como as de cérebro.

Essa, no entanto, foi a primeira vez em que uma máquina fez toda a cirurgia, do corte até a sutura. A dificuldade nesse tipo de implante está em furar os ossos para prender as articulações artificiais. Um milímetro de desvio pode, mais tarde, atrapalhar a movimentação do paciente. Nas mãos habilidosas do Robodoc, porém, o risco não existe, pois o furo obedece rigorosamente os cálculos do computador. Segundo os cientistas, o novo cirurgião tem uma carreira promissora e deve operar os primeiros pacientes humanos já dentro de um ano.