Texto Anna Virginia Balloussier
Você gostava de brincar com a comida durante as refeições, mas sempre levava bronca dos seus pais por causa disso? Sinta-se vingado com a Orquestra Vegetal: um grupo de 11 músicos que usa verduras e legumes para fazer música. São flautas de cenoura, reco-recos feitos de nabo e talos de alho-porro – Stradivarius que nos perdoe – que dão um violino e tanto. O saladão sonoro começou em Viena, Áustria, em 1998, e desde então percorre Europa e Ásia em turnês cheias de frescura. No bom sentido, claro. É que, para o som sair legal, os instrumentos precisam estar fresquinhos – antes das apresentações, o grupo vai até a feira para comprar as matérias-primas.
Segundo o líder da orquestra, Ernst Reitermaier, o ideal é que os legumes sejam grandes e tenham bastante água dentro, pois isso resulta num som mais delicado. Entre uma música e outra, os instrumentos ficam descansando dentro de baldes (para que não sejam ressecados pela iluminação do palco). O grupo, que tem dois cds gravados, faz um som muito estranho, que parece uma mistura de jazz e música eletrônica – é possível ouvir algumas músicas em www.gemueseorchester.org.
Ao final do show, em vez de quebrar guitarras no palco, a banda reaproveita parte dos instrumentos orgânicos. Depois de dar aquela “canja” no palco, a Orquestra Vegetal oferece outro tipo de sopa, literalmente: serve à platéia um caldão de vegetais. Ou seja: mesmo se você não gostar da música, pelo menos não vai embora para casa de barriga vazia.
Bravo!
Algumas invenções malucas que vão ao palco
FLAUTA DE PEPINO
Uma engenhoca multicolorida e multivegetal: além de pepino, tem pedaços de cenoura e pimentão. É a responsável pelos solos da orquestra.
BASTÕES DE ALHO-PORRO
Esfregados um contra o outro, os dois talos fazem um som de fundo para encorpar o ritmo da música.
BERINJELA “CLAP”
A berinjela é fatiada e seus pedaços ficam pendurados. Quando ela é apertada, os pedaços batem e produzem um som de palmas. Sacou o “clap”?
CLARINETE DE NABO
Tem um som mais anasalado, e mais forte, do que a flauta de pepino.
“CHOCALHO” DE VERDURAS
TAMBOR DE ABÓBORA
BATE-BATE DE TOMATES