PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Vacina contra gravidez

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 31 dez 1988, 22h00

Foi na Suécia: pela primeira vez, uma mulher foi vacinada contra gravidez. A pioneira é Karin Lindberg, 36 anos, casada e mãe de três filhos, que aceitou ser voluntária para testar o novo contraceptivo, desenvolvido em diversos laboratórios espalhados pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde, que patrocina o projeto, escolheu o Hospital Karolinska, na cidade de Solna, Suécia, para realizar as primeiras experiências com seres humanos – depois de Karin, outras 249 mulheres foram vacinadas em janeiro passado. Os cientistas querem saber durante quanto tempo a vacina evitará a gestação. Na melhor das hipóteses, seu efeito deve durar um ano inteiro.

A vacina estimula o sistema imunológico a destruir as moléculas de um hormônio chamado hCG, que o organismo feminino produz logo após a fecundação. Sem o hormônio, o ovo fecundado não se desenvolve – portanto, a vacina não deixa de ser abortiva. Isso pode gerar críticas, que o professor Marc Bygdeman, responsável pelos testes, rebate: “A vacina não tem efeitos colaterais. Ao contrário da pílula, ela não altera o balanço hormonal feminino”. E isso, na opinião de sua primeiríssima cobaia humana, já basta: “Há milhares de mulheres como eu, que não se dão bem com os contraceptivos femininos existentes até hoje,” diz Karin.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.