GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Viver em ruas poluídas aumenta o risco de fratura óssea

Seus ossos podem pagar um preço alto por morar em um lugar poluído.

Morar perto de grandes avenidas e ruas que dão acesso à diversos lugares é muito prático. Mas, a longo prazo, o preço de colocar o pé para fora de casa e estar a poucos passos de tudo é alto: vias movimentadas são poluídas e poluição está longe de ser sinônimo de saúde. Um novo estudo da Universidade de Columbia, em Nova York, descobriu que a sujeira que se inala nessas áreas pode acarretar perda da densidade óssea, relacionada à osteoporose, e aumentar o risco de fraturas.

Ou seja, viver em lugares onde o ar é poluído pode, literalmente, quebrar você.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 9,2 milhões de registros de fraturas em hospitais americanos ao longo de sete anos e perceberam que mesmo uma pequena quantidade de partículas de poluição emitida por veículos estava relacionada à baixa densidade óssea.

Os cientistas acreditam que esse tipo de poluição atmosférica interfere na produção do hormônio da paratireoide, responsável concentração de cálcio no sangue. Esse hormônio é importante na relação entre o cálcio e os ossos, fundamental para a manutenção da massa óssea. Com os sedimentos atmosféricos afetando sua produção, a osteoporose se torna uma consequência previsível.

A osteoporose é uma doença que acontece quando os ossos perdem sua densidade mineral, ficando porosos, fracos e vulneráveis a quebras. A condição é a principal causa de fraturas entre idosos. A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) estima que a osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no país.

Já dissemos por aqui que viver perto de ruas movimentadas eleva o risco de demência e, além da maior probabilidade de desenvolver problemas ósseos, os pesquisadores de Columbia também relacionaram doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer à lista de males ligados à poluição atmosférica.

A partir de agora, se você estiver preocupado com a saúde dos seus ossos não basta praticar exercícios físicos, manter bons níveis de vitamina D ou consumir alimentos ricos em cálcio: morar longe da muvuca para respirar ar puro também pode ser uma boa maneira de se manter firme e forte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s