PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conta oficial do Twitter da Suécia é alimentada pela população

Há sete anos, a conta está na mão de gente como a gente, que escreve, às vezes, um monte de bizarrices. Confira.

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 12 mar 2024, 10h17 - Publicado em 11 set 2018, 18h41

Imagine a hipótese: o governo federal brasileiro cria uma conta oficial no Twitter e permite que cada cidadão a administre por uma semana. As pessoas seriam uma espécie de porta-voz do país e poderiam postar o que elas quisessem. Acha que daria certo? Bem, isso rolou na Suécia por sete anos, entre 2011 e 2018.

O curioso projeto “Curators of Sweden” (Curadores da Suécia), lançado em dezembro de 2011 (uma parceria entre a Visite a Suécia, empresa oficial de turismo do país, e o Instituto Sueco, instituição cultural governamental), permitiu que mais de 350 cidadãos administrassem a conta @sweden. Detalhe: eles tinham pouca supervisão de conteúdo. Ou seja, cada um era livre para vender o país como quisesse.

O objetivo da empreitada era aumentar o interesse pela Suécia em todo o mundo e mostrar – na prática – como era viver naquele país. Toda semana, uma nova pessoa que morava lá ficou responsável pelo @sweden, tuitando sua vida cotidiana, hobbies e opiniões – e respondendo a perguntas sobre o país. Com quase 150 mil seguidores, a @sweden teve um alcance enorme para uma conta operada por suecos comuns, gente como a gente. Até porque nem sempre eles falavam sobre os mais belos pontos turísticos do país nórdico.

A iniciativa foi elogiada globalmente por sua abertura e coragem. Dentro dos objetivos, o país queria demonstrar como era aberto e democrático, mas o próprio projeto já comprovou essa premissa. O modelo de “curadoria de rotação” ganhou prêmios e foi copiado por instituições do mundo todo.

Apesar disso, representantes do Instituto Sueco declararam para a publicação sueca The Local que “o alcance geográfico da conta simplesmente não é suficiente”. A maioria dos seguidores eram pessoas dos EUA e Reino Unido (países que já enviavam, antes da criação da conta, muitos turistas à Suécia) ou mesmo do próprio país escandinavo. No fim, a conta não estava cumprindo tudo que esperavam dela e vai ser finalizada – o último curador publicará um tuíte final em 30 de setembro.

Melhores momentos do @sweden

Tudo registrado nos últimos sete anos é surpreendente. Aqui, confira os posts mais surreais e divertidos:

Continua após a publicidade

 

1- O primeiro administrador da conta, Jack Werner, levou tão a sério essa de “falar sobre o dia a dia” que, quando perguntaram o que ele estava fazendo, ele foi sincero até demais:

“Acho que estou bebendo muito café, iluminando meu rosto com meu laptop e saindo com uns amigos. Oh e, você sabe, masturbação”

E não foi a única vez que ele falou sobre isso na conta:

Continua após a publicidade

“Desperdiçar um dia com pizza e BF3 [Battlefield 3] é como se masturbar: é ótimo enquanto se está lá, mas depois você fica ‘o que estou fazendo com a minha vida?’ ” 

2- Uma moça troll, quase neonazista, assumiu a conta. Ela foi reprendida pela moderação do governo, mas antes soltou pérolas como essa:

Continua após a publicidade

“Antes da Segunda Guerra Mundial, Hitler era um dos nomes mais bonitos do mundo. Eu sei. É tão chocante quanto golfinhos estupradores” 

3- Donald Trump, em fevereiro de 2017, disse que houve um ataque terrorista na noite anterior na Suécia, o que não aconteceu. O administrador da @sweden não deixou quieto:

“Vamos ser claros: muito aconteceu na noite passada na Suécia. Coisas acontecem o tempo todo. Mas não as coisas que Donald Trump está espalhando”

Continua após a publicidade

Aliás, zoar o presidente americano era uma prática até comum:

“Donald Trump olhe, nós construímos um muro para nos proteger de você”

4- Falando em zoeira, digamos que os administradores incorporaram piadas prontas (até a clássica confusão Suécia-Suíça):

Continua após a publicidade

“Olá e bem vindo a conta oficial da Suíça no Twitter! Espera, não” 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.