Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Cratera gigante engole ruas inteiras no Japão; assista

A causa pode ter sido um erro nas obras do metrô - igual ao que aconteceu em São Paulo, nove anos atrás

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 nov 2016, 12h16

Cratera gigante engole ruas inteiras no Japão; assista

Na última terça (8), o dia amanheceu tranquilo em Fukuota, cidade no sudoeste do Japão. Mas a tranquilidade durou pouco: na parte da tarde, do nada, o solo cedeu em uma das ruas do centro. Em poucas horas, a via inteira se transformou em um buraco de 127 metros de largura por 30 metros de comprimento, e de 15 metros de profundidade.

A cratera deixou 170 casas sem energia e com problemas de abastecimento de gás, fez com que cinco das ruas mais importantes da cidade fossem fechadas pelas autoridades, que temem mais desmoronamentos. Por causa desse perigo, a região também foi evacuada.

LEIA: Quais foram as piores tragédias já ocorridas no metrô?

Felizmente, ninguém ficou ferido. Mas fica a pergunta: que diabos aconteceu em Fukuota? Aliens? Experimentos secretos do governo? Marketing de uma nova série de ação? Nada disso. Uma das explicações mais aceitas é de que o clima causou o colapso do chão: quando o solo é formado por pequenos sedimentos rochosos, como era o caso por ali, a chuva pode entrar por pequenas frestas no asfalto e acabar, literalmente, dissolvendo o chão.

Continua após a publicidade

Outra hipótese, que foi a divulgada pelas autoridades locais, é que teria ocorrido um erro ainda não especificado em uma obra de metrô próxima – uma linha que teria 1,4 km quando pronta, mas que acabou desmoronando.

LEIA: Por que os acidentes acontecem?

Foi exatamente isso que aconteceu com as obras da linha 4 do metrô de São Paulo, em janeiro de 2007. Você deve se lembrar: na época, o buraco de acesso às obras desabou e se transformou em uma cratera de 80 metros de diâmetro, que engoliu diversas casas, alguns carros e até um micro-ônibus estação desmoronou. O acidente, que matou sete pessoas, é o maior da história das obras do metrô de São Paulo.

Continua após a publicidade

Assista ao momento da abertura da cratera no Japão:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=dB9VS8RLC9k&w=560&h=315]

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.