Clique e assine a partir de 8,90/mês

Como são as ruas e cruzamentos de 21 lugares do mundo – em um infográfico

Algumas cidades têm quarteirões quadrados e perfeitos. Outras são colchas de retalhos, com curvas e becos sem saída. Conheça os traçados de algumas delas.

Por Rafael Battaglia - Atualizado em 12 jun 2020, 10h53 - Publicado em 28 jan 2020, 16h44

Como é a disposição das ruas pelo mundo? Geoff Being, da Universidade do Sul da Califórnia, criou uma maneira interessante para analisar isso. Em seu estudo, Boeing desenvolveu um método para quantificar e classificar as ruas de 100 cidades dos mais diversos países.

A SUPER reuniu algumas delas e as ordenou das mais organizadas até aquelas que são uma bagunça completa. Os gráficos de cidades brasileiras foram feitas por Marcus Nunes, professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adaptou o código de Boeing para as capitais do país. Confira:

Geoff Boeing e Marcus Nunes/Reprodução

Cada barrinha representa uma direção (norte, sul, leste, oeste e por aí vai). Sua altura é proporcional à porcentagem de ruas que acompanham essa orientação. Ou seja, quanto mais organizada for a malha de ruas, mais o gráfico se assemelhará a uma cruz.

[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjI3OTYwNiwidGl0bGUiOiJFc3RlIG1hcGEgY29tcGFyYSBhcyBsaW5oYXMgZGUgbWV0ciYjeEY0OyBkZSAxMiBjaWRhZGVzIGRvIG11bmRvIGEgc2V1cyBiYWlycm9zIG1haXMgcG9wdWxvc29zIn0seyJpZCI6MjgxNjg5LCJ0aXRsZSI6IkF0bGFzIGV0aW1vbCYjeEYzO2dpY28gJiN4MjAxMzsgYSBvcmlnZW0gZG9zIG5vbWVzIGRvcyBwYSYjeEVEO3NlcyJ9XQ==[/abril-veja-tambem]

Geoff Boeing e Marcus Nunes/Reprodução

Publicidade