GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Macaco tropeça em hidrelétrica no Quênia e deixa o país inteiro sem luz por horas

O macaco passa bem.

De algum jeito, um macaco pulou a cerca eletrificada que protege a hidrelétrica de Gitaru, a maior do Quênia, na terça-feira de manhã. Era um simpático primata da espécie africana vervet, uma espécie de sagui mais crescidinho, com o dobro do tamanho. O bicho fez o que sabe fazer – macaquice – e acabou tropeçando num dos transformadores da usina. O transformador caiu, interrompendo a transmissão de energia na usina, que é responsável por produzir cerca de 10% da eletricidade do país. Com a rede sobrecarregada pelo súbito desligamento de sua principal hidrelétrica, a energia caiu no país inteirinho. Um macaquinho fofo deixou o Quênia inteiro e seus quase 50 milhões de habitantes sem luz.

LEIA:
Por que os acidentes acontecem?
Os macacos vão à Justiça.

A KenGen – ou Kenya Electricity Generating Company -, que opera a usina, anunciou que o macaquinho foi capturado vivo e entregue às autoridades que administram as unidades de conservação.

O blackout completo durou 4 horas. Mas, mais de 24 horas depois do acidente, ainda havia quenianos reclamando nas redes sociais da KenGen que continuavam no escuro. Mas a maioria dos comentários no Facebook da empresa era bem humorada. Os internautas estão exigindo uma entrevista com o incauto símio, que, até o momento, não se manifestou.