GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Novo recurso do Google mostra onde você está falhando em ser sustentável

A plataforma Your Plan, Your Planet mostra de forma didática e interativa os hábitos que estão fazendo você desperdiçar mais energia

Pense em quantas frutas, verduras e outros alimentos você jogou fora na última semana. Multiplique esse número por 52, o total de semanas que tem em um ano. É muito desperdício. E não só de comida – imagine toda a água que é gasta na produção dessa comida que é jogada fora. No total, daria para encher algumas centenas de banheiras.

São esses números que mostra a ferramenta Your Plan, Your Planet, desenvolvida pelo Google em parceria com o instituto de pesquisa California Academy of Sciences, nos Estados Unidos. A ideia é mostrar o impacto ambiental dos nossos hábitos do dia a dia – e apontar estratégias simples para reduzir o gasto exagerado de água, energia, comida…

Novo recurso do Google aponta onde você está falhando em ser sustentável Ferramenta do Google mostra quanta água desperdiçamos ao jogar fora alimentos.

Ferramenta do Google mostra quanta água desperdiçamos ao jogar fora alimentos. (Your plan, your planet/Reprodução)

Abacate gelado, tomate não

Usando a plataforma, aprendi, por exemplo, em quais partes da geladeira devo colocar os alimentos para eles durarem mais. O abacate que compro na feira nunca mais vai ficar na fruteira até amadurecer; e os tomates não vão mais ocupar espaço na gaveta do refrigerador – eles devem ficar em temperatura ambiente para não perderem a doçura e a textura, sabia?

Adeus à esponja 

Em relação ao consumo hídrico, o programa recomenda investir em uma lava-louças, já que a máquina gasta metade da energia e um terço da água do que quando lavamos pratos, copos e talheres manualmente. E quanto ao gasto energético, uma boa prática é tirar seu videogame da tomada depois que terminar de jogar – isso economiza cerca de 96 kWh por ano. Para produzir esse tanto de energia, é liberada na atmosfera uma quantidade de CO2 equivalente a dirigir um carro por duas horas.

Novo recurso do Google aponta onde você está falhando em ser sustentável Pontos da casa em que o desperdício de água pode ser maior.

Pontos da casa em que o desperdício de água pode ser maior. (Your plan, your planet/Reprodução)

Você imaginava que essas tarefas do dia a dia poderiam ter tamanho impacto no meio ambiente? Vale a pena conferir o site do Your Plan, Your Planet para saber em quais outros pontos você está falhando na missão de tornar o planeta um lugar mais saudável e sustentável.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s