GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual é o “código de etiqueta” dos naturistas?

Pelado, mas com classe

As comunidades dos naturistas têm um código de conduta muito rígido. “Isso é necessário, pois as pessoas ficam muito expostas quando estão nuas”, afirma Elias Alves Pereira, presidente da Federação Brasileira de Naturismo. Sexo em público, nem pensar: carícias de namorados são desestimuladas, pois um dos seus “efeitos colaterais” é a ereção. Conheça algumas das regras que protegem os paraísos da nudez:

Ereção

Não é nada recomendável que ela ocorra em público, mas há uma certa tolerância quando a coisa não descamba para o exibicionismo. Tente remendar a situação com água ou pensamentos nada sensuais, como, sei lá, a imagem de um gato morto.

Zoião

Como o corpo é belo e natural, também é natural apreciar a beleza dos corpos nus. Mas tudo tem limite: se o cara ficar encarando demais, pode tomar uma bela reprimenda. Homens desacompanhados, aliás, poder precisar de autorização especial para frequentar esses lugares.

Foto e filme

Se você quiser fotografar ou filmar qualquer pessoa, precisa primeiro da autorização dela. Como todos os deslizes de conduta descritos nesta página, as fotos indiscretas são analisadas por um conselho e punidas com a suspensão ou mesmo a expulsão do paparazzo.

Roupas

As únicas peças permitidas são óculos, bonés e sandálias. Mulheres podem e devem usar calcinha quando estão menstruadas. Embora todo mundo ande peladão, faz parte dos bons modos carregar uma toalha para sentar sobre ela nas cadeiras e bancos das áreas comuns.

Ridículo

É proibido ridicularizar os atributos físicos de qualquer um. Para não passar ridículo, por sinal, é bom ter uma coisa em mente antes de desabotoar a calça: nunca use a palavra “nudismo”. O termo usado pelos sem-roupa é “naturismo”.