Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A câmera faz tudo sozinha

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 out 1999, 22h00

Como funcionam as máquinas fotográficas instantâneas?

O mistério da foto que fica pronta em poucos minutos está escondido principalmente na chapa fotográfica, que funciona ao mesmo tempo como papel e como filme. Segundos depois do clique, a fotografia sai por uma abertura na parte frontal da máquina. No início aparece somente um papel em branco. “Mas, em cerca de 2 minutos, começa a surgir a imagem, que fica pronta em 4 minutos”, explica o engenheiro eletrônico José Soares, da Polaroid do Brasil, em São Paulo. A chapa se auto-revela porque está impregnada com as substâncias químicas necessárias ao processo. Elas entram em ação no momento em que o papel sai da máquina.

Laboratório embutido

A máquina instantânea registra a imagem e a chapa cuida do resto.

1. O clique abre o obturador da máquina e a luz penetra, sensibilizando a chapa.

2. A chapa é composta de três camadas: a primeira é formada por partículas de prata sensíveis à luz; a segunda é o papel fotográfico, que pode adquirir diferentes cores; a terceira, uma bolsa finíssima com as substâncias necessárias à revelação.

3. Antes de sair pela parte frontal, a chapa passa por dois rolos, que a esmagam, forçando os produtos químicos a impregnar o papel.

4. A revelação acontece fora do equipamento. Os produtos químicos agem sobre a prata, imprimindo a imagem. O processo demora 4 minutos.

Continua após a publicidade
Publicidade