Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

A câmera faz tudo sozinha

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 out 1999, 22h00

Como funcionam as máquinas fotográficas instantâneas?

O mistério da foto que fica pronta em poucos minutos está escondido principalmente na chapa fotográfica, que funciona ao mesmo tempo como papel e como filme. Segundos depois do clique, a fotografia sai por uma abertura na parte frontal da máquina. No início aparece somente um papel em branco. “Mas, em cerca de 2 minutos, começa a surgir a imagem, que fica pronta em 4 minutos”, explica o engenheiro eletrônico José Soares, da Polaroid do Brasil, em São Paulo. A chapa se auto-revela porque está impregnada com as substâncias químicas necessárias ao processo. Elas entram em ação no momento em que o papel sai da máquina.

Laboratório embutido

A máquina instantânea registra a imagem e a chapa cuida do resto.
Continua após a publicidade

1. O clique abre o obturador da máquina e a luz penetra, sensibilizando a chapa.

2. A chapa é composta de três camadas: a primeira é formada por partículas de prata sensíveis à luz; a segunda é o papel fotográfico, que pode adquirir diferentes cores; a terceira, uma bolsa finíssima com as substâncias necessárias à revelação.

3. Antes de sair pela parte frontal, a chapa passa por dois rolos, que a esmagam, forçando os produtos químicos a impregnar o papel.

Continua após a publicidade

4. A revelação acontece fora do equipamento. Os produtos químicos agem sobre a prata, imprimindo a imagem. O processo demora 4 minutos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.