GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A conturbada Paz Celestial

Das mãos de Michelangelo nasceu a primeira praça projetada do mundo: a Piazza del Campidoglio (1536), em Roma, com 3 600 metros quadrados, onde hoje funciona a prefeitura da cidade.

A Praça da Paz Celestial, localizada no coração de Pequim, na China, surpreende por suas dimensões: são 72 000 metros quadrados ou o equivalente a 90 campos de futebol. A praça demarca um dos extremos da Cidade Proibida, a antiga residência dos imperadores antes da Revolução Comunista. Conhecida em chinês por Tianmen, por ela desfilaram 24 imperadores das dinastias Ming e Qing (1420-1911), inclusive o último deles, Puyi, cuja vida foi retratada no filme O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci. Mais recentemente, em 1989, ficou famosa por ter sido o palco de manifestações em que os estudantes que exigiam liberdade foram duramente reprimidos. Desde a vitória dos comunistas, em 1949, no portão de entrada da praça reina, impávido, um retrato de Mao Tsé-Tung, o grande líder da revolução.

• Das mãos de Michelangelo nasceu a primeira praça projetada do mundo: a Piazza del Campidoglio (1536), em Roma, com 3 600 metros quadrados, onde hoje funciona a prefeitura da cidade. Sua arquitetura é uma mistura de estilos renascentista e barroco.