PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A conturbada Paz Celestial

Das mãos de Michelangelo nasceu a primeira praça projetada do mundo: a Piazza del Campidoglio (1536), em Roma, com 3 600 metros quadrados, onde hoje funciona a prefeitura da cidade.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h32 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

A Praça da Paz Celestial, localizada no coração de Pequim, na China, surpreende por suas dimensões: são 72 000 metros quadrados ou o equivalente a 90 campos de futebol. A praça demarca um dos extremos da Cidade Proibida, a antiga residência dos imperadores antes da Revolução Comunista. Conhecida em chinês por Tianmen, por ela desfilaram 24 imperadores das dinastias Ming e Qing (1420-1911), inclusive o último deles, Puyi, cuja vida foi retratada no filme O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci. Mais recentemente, em 1989, ficou famosa por ter sido o palco de manifestações em que os estudantes que exigiam liberdade foram duramente reprimidos. Desde a vitória dos comunistas, em 1949, no portão de entrada da praça reina, impávido, um retrato de Mao Tsé-Tung, o grande líder da revolução.

• Das mãos de Michelangelo nasceu a primeira praça projetada do mundo: a Piazza del Campidoglio (1536), em Roma, com 3 600 metros quadrados, onde hoje funciona a prefeitura da cidade. Sua arquitetura é uma mistura de estilos renascentista e barroco.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.