O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1 000 metros sobre o nível do mar. É o mais elevado planalto do mundo. Que tipo de força estaria erguendo a África?
Uma equipe americana apresentou uma solução impressionante, sugerindo que existe um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima. A equipe ficou convencida ao analisar efeitos dos terremotos registrados ao longo de muitas décadas. Os números indicam que o jorro de rochas incandescentes vem do centro da Terra e percorre mais de 2 000 quilômetros antes de chegar à base do continente. Ele está em ação há milhões de anos e deve continuar assim por muito tempo ainda. “Trata-se de uma força importantíssima”, diz Carolina Lithgow-Bertelloni, da Universidade de Michigan, uma das autoras da descoberta. “Ela revela que existe ligação direta entre os movimentos mais profundos do planeta e os acidentes geográficos que vemos na superfície.”
Um jato de lava levanta a África
Pesquisadores sugerem que debaixo da parte sul do continente existe uma imensa corrente de rochas derretidas.
Este planalto, erguendo-se 1 000 metros acima do nível do mar, é pelo menos 500 metros mais alto que qualquer outro do planeta.
A teoria…
Esta simulação por computador foi criada a partir da idéia de que há um “rio” de lava empurrando a crosta da Terra para cima
…E a demonstração
Ela bate com a topografia real. O vermelho representa regiões a 1 000 metros e o verde, as que ficam quase ao nível do mar