GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A grande teia é a chave para a internet

Em 1989, dois pesquisadores do CERN, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, Tim Berners-Lee e Robert Caillou, criaram um programa que tornava muito fácil trocar dados pela . Internet, a rede mundial de informações por computadores estabelecida por cientistas e militares americanos na década de 60.
A idéia era colocar em contacto cientistas do CERN ao redor do mundo, que trabalham em projetos como, por exemplo, o estudo do BigBang e dos primeiros minutos do Universo. Mas a invenção de Lee e Caillou, a WWW, sigla para ampla teia mundial em inglês, é um dos principais responsáveis pelo crescimento espantoso da Internet. O tráfego de informações pela WWW aumentou 13 vezes de 1993 a 1994. E, em 1995, vem dobrando a cada dez semanas. Os dois pesquisadores basearam a WWW na técnica do hipertexto, onde palavras-chave dentro de um texto são destacadas. E ao clicar com o
mouse nesses lugares, o usuário acessa outros artigos, relacionados a essas palavras. Assim, “navega-se” através de uma infinidade de textos, assuntos e lugares, muito rapidamente e com pouco esforço. .