GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A hora do futuro

Novos modelos de relógio de pulso começam a ser equipados com acessórios como câmeras digitais e travas para carros. Alguns já servem até como dinheiro eletrônico.

André Santoro

O primeiro relógio portátil da História, que os atarefados proprietários podiam levar de um lado para outro, foi construído pelo serralheiro alemão Peter Henlein em 1512, mas não era usado no pulso. Tinha 12 centímetros de diâmetro e só podia ser pendurado no pescoço. Hoje, os relógios não apenas diminuíram de tamanho como estão ficando cada vez mais versáteis, como se viu, em janeiro, no Show do Consumidor da Indústria Eletrônica, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Nesta reportagem você vai conhecer algumas das supermáquinas de pulso mostradas na feira americana. São aparelhos que, além de contar minutos, também funcionam como walkman ou como minimicrocomputador. Com eles você vai se dar conta de que Chester Gould e Ian Fleming, criadores, respectivamente, dos personagens Dick Tracy e James Bond, cujos relógios anteciparam esses sonhos tecnológicos décadas atrás, não tinham nada de delirante. O futuro chegou na hora certa.

A tecnologia que cabe no seu pulso

Imagine a cena. Você vai ao teatro, mas, em vez de enfrentar a fila da bilheteria, não precisa nem tirar a carteira do bolso. Anda direto para a porta, aproxima o pulso de uma catraca eletrônica e entra. Nada de anormal, pois dias antes você foi ao banco e gravou em seu relógio, em código, uma mensagem que o autoriza a gastar certa quantia. O que aconteceu na casa de espetáculos foi que a catraca reconheceu os créditos, debitou o preço do ingresso e liberou sua passagem. Tudo feito sem fio, por meio de ondas de rádio.

O relógio-dinheiro já está em uso em dezenove países e agora vai desembarcar no Brasil num lançamento da empresa suíça Swatch. “Diversas empresas serão equipadas com essa tecnologia até o início de 2001”, afirmou à SUPER o gerente da Swatch no Brasil, Carlos Byron. “Só não posso revelar quais.”

Acesso fácil

Outra novidade são os relógios-celulares preparados pela Motorola e pela Samsung. Para fazer uma chamada, você não disca – basta dizer o número e o aparelho entende. Mais futurista do que isso só os aparelhos com câmera digital de pulso, da Casio. Ela faz fotos em preto-e-branco, guarda até 100 imagens na memória – que tem capacidade de 1 megabyte – e ainda as transfere, mais tarde, para um computador.

De acordo com a Susie Watson, porta-voz da Timex, “o pulso é a parte do corpo humano mais adequada e acessível à tecnologia”. A alta versatilidade desses aparelhos comprova que ela tem razão.

asantoro@abril.com.br

Algo mais

Quando apareceu, em 1931, Dick Tracy encantou os fãs de histórias em quadrinhos. O intrépido detetive criado pelo desenhista americano Chester Gould (1900-1985) usava um relógio de pulso equipado com rádio e TV em miniatura. Gould gostava de tecnologia e lia sem parar sobre técnicas policiais. “Tentei antecipar as coisas”, disse.

Alô, alô?

Este protótipo realiza um dos sonhos de consumo de Dick Tracy. O aparelho tem embutido um telefone com o qual se pode falar até 90 minutos, tempo máximo de duração da sua bateria. Tem 7 centímetros de largura e pesa 50 gramas.

Cell Phone Watch

Fabricante: Samsung

http://www.samsung.com

Preço: não divulgado

Anti-roubo

Já dá para carregar o controle remoto do carro no pulso. Este relógio funciona como uma trava eletrônica de automóveis. Pode ser programado para bloquear as portas, impedir a ignição ou inutilizar o equipamento de som em caso de roubo.

Vision Car Alarm Watch

Fabricante: Crimestopper

http://www.crimestopper.com

Preço: 100 dólares

Olha o passarinho

Uma novidade para quem não tem paciência de carregar máquina fotográfica para baixo e para cima. O relógio-câmera tem uma lente (o pequeno retângulo sob o mostrador) que, ao ser apontada para objetos ou gente, tira fotos em dezesseis tons de cinza.

Wrist Camera

Fabricante: Casio

http://www.casio.com

Preço: 200 dólares

O sabe-tudo

Este modelo vale pela originalidade – é uma espécie de bola de cristal para crianças. O menino faz uma pergunta do tipo: “Será que ela gosta de mim?” Depois, aperta um botão e o relógio escolhe uma entre catorze respostas gravadas em sua memória, que podem ser desde “claro!” a “nem pensar!”

TMX Mistery Answer Watch

Fabricante: Timex

tmx.timex.com

Preço: 30 dólares

Tique-taque musical

Este aparelho pode guardar até 1 hora de música no formato MP3. Vem com fones de ouvido e uma bateria que o faz funcionar como walkman por até 4 horas. Para baixar do computador um arquivo sonoro de 4 minutos ele leva 70 segundos.

Wrist Audio Player

Fabricante: Casio

http://www.casio.com

Preço: 150 a 250 dólares

Ele paga

Os relógios da linha Access têm uma antena invisível à volta do mostrador. Ela recebe créditos de um caixa eletrônico que, depois, podem ser usados como dinheiro. A tecnologia é à prova de fraudes, pois só faz transações por meio de uma senha gravada no relógio.

Access

Fabricante: Swatch

http://www.swatch.com

Preço: 85 reais

Não falta nem falar

A maquininha guarda telefones, compromissos, dados de cartões de visita e outros textos, até o limite de 8 100 caracteres. Pega mensagens de computadores por meio de sinais codificados em raios infravermelhos e fala com outros relógios da mesma marca.

PC Unite

Fabricante: Casio

http://www.casio.com

Preço: 100 a 130 dólares