Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Aplicativo de paquera vai dizer se seu futuro parceiro tem DST

Você manda seu sangue pelo correio, eles testam e você pode compartilhar o resultado do seu exame no Tinder

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 10h42 - Publicado em 4 Maio 2016, 20h15

Se no mundo off-line há inúmeras formas de conhecer pessoas, a popularização de aplicativos de paquera expandiu essas possibilidades a potências incríveis. Se você entrar em app de relacionamentos agora, consegue achar alguém para um encontro daqui a duas horas – ou menos. Mas assim como as facilidades, esses dates aumentam também as preocupações em sair com um completo estranho: e se for um psicopata? Um criminoso? Um pervertido? E se transmitir uma DST?

Só saindo com a pessoa para saber. Mas, no que se refere a doenças sexualmente transmissíveis, uma startup americana promete encurtar a conversa com o candidato à parceiro. Mately, como o serviço é chamado, é uma combinação de coleta de dados, testes de laboratório integrado aos aplicativos de paquera.

Mas, veja bem, não é uma rede social, nem um aplicativo para conhecer o amor da sua vida ou para ter sexo casual: é uma plataforma de exames digitais baseada em assinatura. Quem assinar o serviço fará testes de doenças venéreas, como gonorreia, clamídia, hepatite A, B e C, herpes, sífilis e HIV, a cada 30 dias.

A ideia é que os membros da plataforma enviem, de suas casas, pequenas amostras de sangue e urina ao Mately. A empresa especializada em saúde que criou o serviço vai mandar de volta os resultados dos exames de DST pelo aplicativo e esse resultado pode ser compartilhado com seus pretendentes ou parceiros sexuais.

LEIA: A nova revolução sexual

Quem for associado ao Mately terá um selo em seu perfil de paquera online -esse ícone não vai mostrar o resultado do exame, só indicar que você faz parte do “clube” e que, de certa forma, se preocupa com sua saúde.

Continua após a publicidade

O Mately lançou nesta semana uma campanha de financiamento coletivo online para colocar a proposta em prática. Seus desenvolvedores acreditam que quem usa tecnologia para sexo casual está disposto a pagar U$30 por mês pelo serviço, porque, além do exame, o selo “Mately” é uma maneira fácil de falar sobre saúde sexual sem tabu.

Nos Estados Unidos, a incidência de DSTs está aumentando e os jovens são os mais infectados – justamente a parcela da população que mais utiliza sites e aplicativos de paquera. De 2013 para 2014, o governo registrou 350.062 casos de gonorreia, 47.352 de HIV e mais de um milhão de casos de clamídia. “Se realmente quisermos evoluir na prevenção e aumentar a frequência dos testes de doenças sexualmente transmissíveis, temos que criar um modelo que dê comodidade e conforto às pessoas para fazerem os testes e que lhes ofereça propostas diferentes das que têm sido tradicionalmente evitadas”, afirma Brandon Greenberg, fundador do Mately.

LEIA TAMBÉM:
– 
Anticoncepcional masculino pode ser lançado em 2018​
– O Tinder esconde um ranking sobre quão desejável você é​
– Ondas sonoras podem tratar impotência​

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.