Big Brother no shopping
Nova tecnologia rastreia o seu celular para monitorar todos os passos que você dá - e saber em quais lojas você entrou

Thiago Perin
Imagem: Alexandre Piovanni
Um novo sistema promete revelar em detalhes tudo o que você faz dentro do shopping center – desde o que comprou até o que comeu na praça de alimentação, bem como o tempo que passou no banheiro. Ele se chama Footpath, já está presente em shoppings da Europa e da Austrália e é capaz de rastrear os movimentos dos consumidores por meio dos sinais de telefonia celular. Basta estar com o telefone ligado para ser monitorado [veja no infográfico ao lado]. A tecnologia foi desenvolvida para ajudar os lojistas e os administradores dos shoppings, que poderiam utilizar as informações para criar estratégias para vender mais – alterando a localização de uma loja, por exemplo.
Mas a novidade já está causando polêmica, pois muita gente não se sente confortável com o monitoramento. Um senador americano se manifestou publicamente contra ela, o que levou 2 shoppings dos EUA a desistirem de implantar o sistema no Natal. Os criadores do sistema dizem que as informações coletadas são anônimas, e os shopping centers não têm acesso à identidade dos donos dos celulares. “Além disso, nós codificamos as informações antes de gravá-las [o que protege os dados contra ataques de hackers]”, defende-se Sharon Biggar, diretora da empresa que comercializa o Footpath.
Sorria!
Você está sendo filmado. E seguido também
1. Sempre que o celular está ligado, ele transmite um sinal: é o TMSI (Temporary Mobile Subscriber Identifier), um código que contém o seu número de telefone e serve para que o aparelho seja reconhecido pelas antenas das operadoras de telefonia.
2. Nos shoppings dotados da tecnologia Footpath, há sensores [veja foto acima] que conseguem interceptar esse sinal. Conforme você vai caminhando e passando pelos sensores, eles registram o caminho percorrido pelo seu aparelho – a margem de erro é de 2 metros.
3. Um computador central processa os dados dos sensores e gera um relatório dizendo tudo o que você fez dentro do shopping: em quais lojas entrou, quanto tempo ficou em cada uma, onde comeu e até quanto tempo passou no banheiro.