GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Brasil no espaço

Marcelo Bortoloti

O espaço tem seu lado verde-amarelo. São asteróides, crateras e vulcões em outros planetas com nomes que fazem referência ao Brasil – chegam a 38 as homenagens ao país. Isso sem contar os asteróides, não contabilizados pelo United States Geological Survey, instituto americano que trabalha com pesquisas espaciais. A lista inclui desde o vale do Paraná, em Marte, até o vulcão Tupan, numa lua de Júpiter.

Qualquer pessoa que descobrir um objeto tem direito de batizá-lo. Mas, para evitar que estrelas recebam os nomes esdrúxulos que alguns pais dedicam aos filhos, a União Astronômica Internacional (IAU) determina regras de nomenclatura. Para asteróides, por exemplo, referências a militares e políticos são vetadas. No caso de acidentes geográficos, a sugestão é a utilização de nomes mitológicos, antigo favorito para batismos do Universo. E, segundo a etiqueta astronômica, não é de bom tom eternizar o próprio nome no espaço – mais educado é homenagear alguém. A exceção são os cometas. Raros, eles costumam levar o nome do descobridor.

A maioria das homenagens foi feita pelos muitos cientistas brasileiros que trabalham em programas espaciais internacionais e puxam sardinha para o nosso lado na hora de sugerir nome a um objeto recém-identificado. Além disso, dois centros de observação, um em Campinas e outro em Belo Horizonte, são credenciados na IAU para batizar asteróides. Pesquisadores estrangeiros que simpatizam com o Brasil também costumam homenagear nosso país em suas descobertas. Na próxima viagem que você fizer a Marte, não deixe de visitar a cratera Caxias ou a rocha Pão de Açúcar.

Universo canarinho