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Carros autônomos do Google deram problema 341 vezes enquanto andavam nas ruas

Há 49 carros sem motorista andando pelas ruas da Califórnia

Por Felipe Germano Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 13 jan 2016, 15h30

Desde setembro de 2014, o Google decidiu que motoristas não eram tão necessários assim para as ruas da Califórnia. A empresa colocou 49 carros autônomos (que se dirigem sozinhos) nas vias do estado americano, para ver o que acontece quando entramos em um mundo parecido com o de Eu, Robô.  Acontece que, para conseguir a autorização que permitia aos veículos transitar entre os carros tripulados, o Google teve que se comprometer a soltar relatórios detalhados a respeito de seus resultados, e essa semana o primeiro documento foi liberado. Os números apontam que em 341 ocasiões diferentes ocorreram falhas, mas que nenhuma chegou a acarretar um acidente de trânsito.

Apesar de conseguirem se guiar sem a ajuda de humanos os carros sempre levam uma pessoa que a qualquer momento pode assumir o controle do veículo. Isso ocorre justamente para evitar que as falhas técnicas do carro causem batidas – ou até mesmo atropelamentos. De acordo com o relatório os automóveis do Google possuem um sistema que notifica os motoristas, por meio de luzes e sons, que eles devem interferir na condução.

O Google caracteriza como falha ações em que motoristas assumiram o controle do carro. Na maioria dos casos (272 vezes), o próprio sistema alertou o motorista que uma intervenção humana era necessária, entretanto, houve 69 ocorrências em que o humano presente no carro tomou o controle do veículo, mesmo sem ter sido requisitado, porque acreditou que um acidente poderia acontecer. Mais tarde, simulações foram feitas e foi estimado que 13 desses incidentes realmente poderiam se concretizar. 

A empresa admite que motoristas assumiram o carro em centenas de ocasiões, mas só nessas 69 vezes o motivo seria impedir algum tipo de acidente, ou problema com o carro de maneira geral. 

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Apesar de afirmarem que não houve nenhum acidente, o governo da Califórina parece não concordar. No site do departamento de veículos motorizados do estado 10 incidentes são relatados desde outubro de 2014 .

O Google testa seus carros desde 2008, mas afirma que não irá revelar dados anteriores a 2014, por estarem “obsoletos”. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, Chris Urmson, diretor do programa de carros autônomos do Google, afirmou que os carros estão melhorando mas que não é para se esperar uma queda no número de falhas nos próximos relatórios. “A longo prazo, esperamos que os problemas sejam melhorados, mas conforme testamos em lugares e climas mais difíceis, é de se esperar que os resultados não pareçam tão bons. Isso não é representativo sobre como estará a tecnologia quando estivermos prontos para lançá-la”, afirma. 

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