GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientistas criam óculos que ajustam foco automaticamente

Gadget inteligente promete substituir os multifocais, atual solução para presbiopia.

Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram um par de óculos inteligentes que adapta o foco de acordo com aquilo que o usuário está tentando enxergar, da mesma maneira que os nossos olhos fazem.

As lentes são recheadas de fluidos que se mexem quando o campo de visão do usuário muda. Elas usam sensores para detectar se você está fitando um objeto próximo ou distante – e aí as lentes se curvam para otimizar o foco.

Quem pode ficar animado com a notícia são os portadores de presbiopia, uma doença que afeta todas as pessoas a partir dos 40 anos de idade. É uma inevitável consequência do envelhecimento, que leva à perda da capacidade de focar, tornando a leitura de qualquer livro uma tarefa muito difícil.

Uma solução atual para o problema são as lentes multifocais. Elas possuem foco para distâncias grandes, médias e pequenas em diferentes áreas da lente. O problema é que você precisa mexer a cabeça ou os óculos para enxergar coisas diversas, o que fica complicado (e eventualmente, perigoso) quando você está dirigindo, por exemplo.

Por enquanto, os óculos “autofocais” não são dos mais fashion – o protótipo parece mais com um headset de realidade virtual. O próximo passo dos criadores será tentar produzir  versões menores e mais leves.