GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como aparecer na net

Não basta navegar, é preciso existir no mundo virtual. Blogs e Fotologs são as ferramentas ideais para você criar um espaço com a sua

Xô, spam

Muitos visitantes da sua página vão escrever dúvidas, sugestões, elogios e, sim, muitas críticas. Mas muitos comentários são apenas “spam” (mensagens de propaganda em massa). Existem ferramentas que ajudam a combater esse mal, como o Askimet (www.askimet.com). Mas, se você quiser, pode retirar a ferramenta de comentários do seu blog.

Conselho

Quer um site superbacana, bonito, diferente? Contrate um webdesigner de bom gosto.

Blogs

Fáceis de ler e de fazer, são uma prática e respeitada fonte de conteúdo

Ideais para quem gosta de escrever. São sites simples, de fácil manuseio, que exibem automaticamente as postagens (cada texto que você coloca chama “postagem”). É uma abreviatura de web log (“diário virtual”). Apesar de ter começado com essa função, o conceito de diário já foi extrapolado e atualmente os blogs são considerados ótimas fontes de conteúdo e interação entre os internautas.

Escolha seu blog – Os mais populares e gratuitos são:

Blogger – http://www.blogger.com

É legal porque permite escolher seu próprio template (visual da página), tem espaço para armazenar o conteúdo (300 MB), é integrado ao Google e permite ganhar dinheiro com anúncios. Mas não permite criar “nuvens de tags” (lista de palavras mais repetidas no blog), só permite criar sites em formato de diário.

WordPress – wordpress.com

É legal porque tem ferramenta de estatísticas de visitas embutida, ajuda os internautas a encontrar seu blog automaticamente em buscas na net. Mas não permite anúncios e tem espaço limitado para seus textos.

Há outros serviços:

Em português

Blig – blig.ig.com.br

Blog-se – http://www.blog-se.com.br/blog

Pop Blog – blog.pop.com.br

Weblogger – weblogger.terra.com.br

Em inglês

Live Journal – http://www.livejournal.com

Typepad – http://www.typepad.com

Xanga – http://www.xanga.com

Falem de mim!

Para divulgar bem seu blog é preciso cadastrá-lo nas ferramentas de busca, veja algumas dicas:

O blogueiro Edney Souza (www.interney.net/submit) oferece um atalho para o programa Submit Force, que registra o seu endereço no Google e outros sites de pesquisa.

Visite e faça comentários em blogs de outros internautas para chamar audiência para sua página. Na sua assinatura, você pode deixar um link para seu blog. Mas só faça isso quando seu comentário for pertinente e enriquecedor. Caso contrário, vai parecer um spam (mensagem de propaganda em massa) e você vai parecer um chato.

Ofereça aos internautas um link RSS, tecnologia que manda as atualizações do seu blog sem que precisem visitá-lo.

Dá para cadastrar sua página em diretórios especializados como o:

Blog List – http://www.bloglist.com.br

Technorati – http://www.technorati.com

Blogblogs – http://www.blogblogs.com.br

My BlogLog – http://www.mybloglog.com

Globe of Blogs – http://www.globeofblogs.com

Blog dério e baratinho

Se você deseja levar seu blog muito a sério, pode ser interessante registrar um domínio para ele (registro.br), assim o endereço novo não terá o nome do serviço (blogger, wordpress etc.). Custa cerca de R$ 30 por ano para manter o domínio.

Monitoramento de audiência

Há várias ferramentas que mostram as estatísticas de tráfego do seu blog. Mas segure a ansiedade! Não dá para ser imediatista. Como em qualquer negócio, o importante é que seu leitor volte sempre e fique satisfeito com o conteúdo, para garantir uma audiência fiel.

Google Analytics (www.google.com/analytics) monitora o número de acessos e comportamento dos visitantes do seu site. Grátis.

Site Meter (www.sitemeter.com) permite saber o número de pageviews e de visitantes gratuitamente. Revela também o país onde está o internauta e os locais em que ele clicou no site.

Extreme Tracking (extremetracking.com) é um contador de visitas simples e gratuito. Mostra dados por dia, semana ou mês.

Coloque fotos, vídeo e tv no seu blog

Fotos: Não há mistério. Os próprios serviços de publicação de blogs oferecem ferramentas para fazer o upload (transferência para o servidor do site) de fotos. O importante é que elas não sejam pesadas (arquivos muito grandes, com muitos quilobytes).

Vídeos: Gostou de algum vídeo publicado em sites como o YouTube (www.youtube.com.br) ou Google Video (video.google.com)? Exiba diretamente no seu blog. Entre na página do vídeo. No YouTube, abaixo do vídeo, clique no atalho “postar vídeo” e você terá acesso ao código para colar no seu blog. No Google Video, ao lado do filme, há um botão para publicá-lo em 4 serviços de blog: Blogger, Typepad, Livejournal e My Space. Basta digitar o nome do usuário e senha.

Webcam ao vivo: Você pode exibir uma apresentação ao vivo no seu blog. Os sites Ustream (www.ustream.tv) e Stickam (www.stickcam.com) permitem a qualquer internauta mostrar imagens da sua webcam ao vivo gratuitamente. As exibições podem ser coladas ao seu blog, basta pegar o código no site do serviço correspondente.

A BOA EDUCAÇÃO

Fique ligado em algumas regrinhas de etiqueta, se quiser ser um blogueiro fino, e não um mala:

• Não deixe um comentário inútil no blog alheio só para deixar o link da sua página.

• Não copie ou escreva um texto baseado num post de blog ou site alheio sem citar a fonte.

• Evite palavras chulas e ofensas pessoais.

• Publique seu perfil e e-mail no seu blog, mas não revele muitos dados pessoais, apenas o essencial para que os leitores saibam quem você é. Divulgar o e-mail é importante para que os visitantes possam escrever recados reservados.

Fotolog

Blogs dedicados à publicação de fotografias, permitem receber comentários e são indicados para quem quer ou precisa mostrar suas imagens para o mundo

Fotolog básico

Geralmente exibe a última foto em destaque e, em tamanho menor, algumas das anteriores. Há espaço para comentários dos visitantes. Na hora da escolha, verifique se o serviço faz restrições ao número de comentários recebidos e à publicação de fotos. Serviços gratuitos:

8p Fotolog – http://www.8p.com.br

Armazena até 2 000 fotos,Sem limite de upload diário. Em português.

Flogão – http://www.flogao.com.br

Versão gratuita permite publicar duas fotos por dia e omentários ilimitados. Em português.

Fotolog – http://www.fotolog.com

Um dos serviços mais famosos. A versão gratuita permite apenas a publicação de uma foto por dia.

Gigafoto – http://www.gigafoto.com.br

Permite a publicação de 10 fotos por dia e recebimento de comentários ilimitado. Em português.

iG Fotolog – fotolog.ig.com.br

Permite transferir 512 megabytes por mês. Em português.

Como ganhar dinheiro com seu blog?

Há várias formas de ser remunerado, mas você tem que abrir espaço para a publicidade no seu site. Os programas de publicidade online Google Adsense (www.google.com/adsense/login/pt_BR), Buscapé e Bondfaro (afiliados.buscape.com.br) e o Mercado Sócios (pmsapp.mercadolivre.com.br/jm/pms) são bastante utilizados pelos blogueiros.

Álbuns virtuais

Outra opção para publicar suas fotos na internet, mas sem precisar expor para todo mundo, são os álbuns virtuais. Conheça algumas ferramentas gratuitas que permitem mostrar suas fotos apenas para seus amigos:

Picasa – picasaweb.google.com

É uma ferramenta completa para gerenciar suas fotos no computador e criação de álbuns.

Shutterfly – http://www.shutterfly.com

Oferece um software de edição de fotos. As imagens podem ser compartilhadas por e-mail ou por um endereço protegido por senha.

Snapfish – http://www.snapfish.com

Fornece serviço de hospedagem e compartilhamentos de fotos.

Flickr, o mais legal

O Flickr (www.flickr.com) é um serviço de publicação de fotos do Yahoo! também tem características de um site de relacionamento, como o orkut: permite montar uma rede de amigos e participar de comunidades. Desde junho, está disponível em português. A versão gratuita tem algumas restrições, como a transferência máxima de 20 MB de imagens para o site por mês.

Passo-a-passo:

1. Entre no site e cadastre-se. Será preciso usar ou criar uma conta no Yahoo!

2. Para mandar as fotos para o site (upload), é possível usar a ferramenta online do site, mas será necessário escolher as fotos uma a uma. Quem preferir pode fazer o dowload gratuito da ferramenta de upload de fotos em massa (Flickr Uploader). Também é possível publicar as fotos no site por e-mail ou celular.

3. Depois, organize suas fotos em álbuns, de acordo com o tema ou evento. É possível definir níveis de permissão, escolhendo quem vai ver ou comentar a foto.

4. Na seção Mapa, é possível indicar onde as fotos foram tiradas. Você decide se isso fica visível publicamente, para os amigos ou só seu.

E se eu quiser fazer um site

Para fazer a divulgação online de uma empresa ou instituição, o que é obrigatório nos dias de hoje, geralmente a melhor opção é um site convencional. Os blogs e fotologs têm o mérito de oferecer interatividade. Porém, exigem atenção constante para atualização periódica e são muito informais.

Para pôr a mão na massa

Existem ferramentas automáticas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa sem conhecimento técnico, mas são pagas, como o serviço do UOL (sites.uol.com.br) e da Globo (kitnet.globo.com). Você consegue escolher algumas opções de aparência do site, mas a criação é limitada (exatamente para facilitar a vida de quem não manja do assunto). Boa opção para quem precisa de um cartão de visitas na net e não pode pagar alguém para fazer isso.

My Space: uma boa alternativa de site para artistas, djs…

A comunidade de relacionamento online My Space (www.myspace.com) virou o ponto de encontro mundial dos amantes da música. Artistas famosos ou desconhecidos utilizam o serviço para divulgar seus trabalhos e comunicar-se com seus fãs. É também uma ótima opção de espaço virtual para bandas que querem oferecer arquivos para download gratuito ou pago na sua página. Há um tocador de música disponível no site para que o visitante conheça a obra do artista e, depois, vote e faça comentários. Vídeos de show ou clipes são exibidos na página, que também exibe a agenda de shows.

Bandas conhecidas como The Black Eyed Peas, REM e Franz Ferdinand já ofereceram faixas e álbuns para download no My Space. O serviço ficou tão famoso entre os amantes de música que originou um selo independente, a My Space Records, que pretende abrir espaço para novos talentos que brilharem no site.