GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se comunicar pela net

E-mails, messengers, voips, videochats: usar a Internet para falar por áudio, vídeo e escrita aproxima as pessoas, agiliza os compromissos e, principalmente, diminui os gastos em contas telefônicas

Burlar bloqueios

Para entrar no Messenger em computadores bloqueados, a saída é o web-messenger (baseados na web, não precisam de download): http://www.ebuddy.com, http://www.iloveim.com e webmessenger.msn.com. Você consegue entrar com o mesmo cadastro e acessa seus contatos.

Vale a pena trocar telefone por Skipe?

Veja o vídeo que nosso skype-test-driver fez para a Super, clicando em super.abril.com.br/super2/blogs/rebit/50443_post.shtml.

E-mail

Dá para ter o melhor, sem pagar nada

Foi-se a época em que e-mail grátis era sinônimo de uma página poluída de anúncios, capacidade reduzida de armazenamento e cancelamento após um mês de conta inativa. Hoje é tudo mais rápido e mais eficiente. Conheça os e-mails mais populares e veja se está na hora de trocar o seu:

Gmail – http://www.gmail.com

O e-mail do Google é fácil de usar e é o queridinho do momento.

O que oferece: Supercapacidade de armazenamento (quase 2,8 GB). Poderosa ferramenta de busca de mensagens. Agrupa as mensagens sobre o mesmo assunto como num diálogo.

Yahoo! Mail – http://www.yahoo.com.br

A mais recente versão veio atualizada e se inspirou no Gmail para melhorar a ferramenta de busca.

O que oferece: Teclas de atalho, capacidade de usar os botões Ctrl e Shift para selecionar mensagens, permite que você abra múltiplas mensagens de uma vez, numa única janela. Ferramenta de pesquisa que abrange anexos e mensagens.

BOL – http://www.bol.com.br e Zipmail – http://www.zipmail.com.br

Eles chamam atenção porque são as opções de e-mail do UOL, mas não oferecem tantos serviços quanto a versão paga do e-mail UOL, que é só para assinantes.

O que oferecem: Máximo de 1 GB de espaço, pode ser suficiente para seus objetivos.

Windows Live Hotmail – hotmail.com.br

Antigo MSN Hotmail, o vovô dos e-mails gratuitos mudou de nome e se aperfeiçoou.

O que oferece: Mínimo de 2 GB de espaço (versão simples), layout personalizado, segurança reforçada, pré-visualização das mensagens ainda na caixa de entrada, como acontece no Outlook Express. Opção paga (R$ 60 reais/ano): 20 MB de espaço.

Não abra!

E-mails com lixo eletrônico ou possíveis vírus costumam chegar com arquivos executáveis. Confira, antes de clicar, se o link tem a extensão “.exe”.

Fonte: Sophos

Quer ser diferente?

Vá a sites que fornecem e-mails diferentes, cadastre-se e faça um e-mail do jeito que você quiser:

E-mails engraçadinhos, para fazer charme:

No site mail.com você encontra domínios como @brazilmail.com, @paris.com, @cheerful.com, @myself.com, @elvisfan.com, @homossexual.net e dezenas de outros.

E-mails por profissão, para mostrar o que você faz:

No site http://www.nomer.com.br o internauta pode incorporar ao domínio de seu email uma abreviatura (3 letras) de sua profissão. No caso de advogado, fica “.adv.br”. Serviço pago.

E-mail ecológico, para ajudar ongs:

O site care2.com promete doar parte da receita a ongs que defendem a natureza. Domínios: @animail.net, @moose-mail.com, @snail-mail.net, @whale-mail.com

E-mails gringos, para ser “.com”:

@inbox.com http://www.inbox.com

@fastmail.fm http://www.fastmail.fm

@aol.com http://www.aol.com

@lycos.com http://www.mail.lycos.com

@icqmail.com http://www.icq.com

E-mail fofinho, para quem adora bichinhos: @kittymail.com (mail.kittymail.com)

Tamanho é documento

Se você não armazena mp3, vídeos nem muitas imagens no e-mail, 2 GB de espaço é mais do que suficiente.

Direto ao ponto – Já conhece todos os serviços? Então compare e escolha o seu:

UOL (Zipmail e BOL)

E-mail gratuito

Mensagens instantâneas

VoIP

Salas de bate-papo

Terra

VoIP

Salas de bate-papo

IG

E-mail gratuito

VoIP

Salas de bate-papo

Google

E-mail gratuito

Mensagens instantâneas

VoIP

Yahoo!

E-mail gratuito

Mensagens instantâneas

VoIP

Videochat

Salas de bate-papo

MSN

E-mail gratuito

Mensagens instantâneas

VoIP

Videochat

AOL

Mensagens instantâneas

Salas de bate-papo

Skype

Mensagens instantâneas

VoIP

Videochat

ICQ

E-mail gratuito

Mensagens instantâneas

VoIP

Messengers

Veja os serviços mais populares e avalie se você está contente com o seu

Windows Live Messenger – http://www.br.msn.com

Conhecido como MSN, é o mais famoso e popular: 15 milhões de usuários ativos no Brasil (até o fechamento deste guia). Recentemente o serviço incorporou a possibilidade de mandar mensagens para pessoas que estão off-line, pastas de compartilhamento de arquivos e uma capacidade de lista de 600 contatos, 100% a mais do que antes.

Como se conectar usando um e-mail diferente do hotmail?

Quer evitar ter mais um e-mail e depois ficar confuso para administrá-lo e, mesmo assim, poder usar o MSN? É fácil. Você precisa abrir uma conta sua no Windows Live (accountservices.passport.net) e só.

ICQ – http://www.icq.com

Surgiu em 1996, em 1997 se tornou febre, mas perdeu popularidade para o MSN. É mais popular entre os adolescentes – 80% de seus usuários têm entre 13 e 19 anos.

Yahoo! Messenger – br.messenger.yahoo.com

Quem tem este messenger pode trocar mensagens também com os amigos do MSN e vice-versa. Ainda transfere arquivos de até 1GB e possui uma versão para a web que não necessita de download.

UOL Messenger – messenger.uol.com.br

O messenger do UOL é democrático: permite que você converse com amigos do MSN Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger e outros. Outra vantagem deste serviço é que você não fica vendo banners de anúncios publicitários. Importante: está disponível inclusive para não-assinantes do provedor UOL.

Gmail / Google Talk – http://www.gmail.com

Funciona como pop-up do Gmail. Quando o e-mail está aberto, você pode conversar com quem também está com aquele e-mail aberto. As conversas são salvas.

Para integrar os messengers num só serviço

Use o Meebo (www.meebo.com), assim você não precisa ter várias janelas abertas ao mesmo tempo. Com interface em português e sem necessidade de download, o Meebo possibilita login em até 7 messengers simultaneamente.

Descubra quem te bloqueou!

O site http://www.checkmessenger.net revela quem te bloqueou no MSN ou te excluiu da lista de contatos.

Sala especial

A primeira forma de comunicação instantânea a ficar popular foram as salas de bate-papo. Ainda hoje, elas são facilmente encontradas nas homes dos principais sites (UOL, Terra, IG, BOL, Yahoo!, MSN). Hoje elas servem para ajudar internautas a se conhecerem e oferecem conversas específicas, veja só:

UOL – tc.batepapo.uol.com.br

Tem salas sobre mangá e anime, literatura, quadrinhos, novelas e diversos outros temas.

Terra – chat.terra.com.br

Discussões sobre rock, cinema, esoterismo.

IG – batepapo.ig.com.br

O internauta tem espaço para sugerir um tema.

Uai – http://www.uai.com.br

Freqüentado pelos habitantes de Minas Gerais.

ChatGospel – http://www.chatgospel.com.br

Para evangélicos.

Otimísticos – http://www.otimisticos.com.br

Chats com consulta de tarô ao vivo.

Universia – http://www.universia.pt/index.jsp

Reúne estudantes e proporciona grupos de estudo via bate-papo.

Voip

Ele tem tudo para desbancar o telefone

O que é?

É a abreviação de “voz sobre o protocolo da internet” (IP). Ou seja, significa que é possível ter uma conversa através do computador se utilizando da internet, e não de linhas telefônicas. Em geral, ligações de computador para computador são totalmente gratuitas, mesmo se você estiver discando de Manaus para Moscou, de São Paulo para Nova York ou de Salvador para Porto Alegre, por exemplo. Caso queira telefonar para um telefone fixo ou celular, você deve pagar, mas ultimamente as tarifas têm sido mais vantajosas que as das empresas de telefonia.

O que eu preciso ter para usar?

É preciso ter ligado ao seu computador um microfone e caixinhas de som ou fone de ouvido com microfone. Importante: os serviços de VoIP funcionam melhor em banda larga.

Onde eu conecto?

Em geral, o VoIP funciona junto aos comunicadores instantâneos, como estes:

Skype – http://www.skype.com/intl/pt

É o top de linha. Virou sinônimo de ligações via internet e bateu a marca de 100 milhões de usuários no mundo. Dá para fazer conferência com várias pessoas, aproveitar tarifas mais baratas para ligação para telefones fixos e celulares, envio de SMS, mensagens instantâneas e mensagens de voz.

UOL Voip – http://www.uol.com.br

O UOL ficou esperto com a concorrência e passou a oferecer os mesmos serviços de Skype e Yahoo! O UOL Voip ligado ao messenger do provedor, possibilita fazer ligações gratuitas entre seus usuários (é preciso ser assinante do UOL).

Google Talk – http://www.google.com/talk

Oferece ferramentas parecidas às do Skype, com a vantagem de se integrar aos contatos do orkut.

Windows Live Messenger – br.msn.com

O MSN Messenger oferece ligações gratuitas de computador para computador, mas não para telefone. Inclui videoconferência e mensagens de voz. Também é possível gravar uma mensagem de até 15 segundos que será enviada ao computador do seu contato instantaneamente.

Yahoo! Voice – voice.yahoo.com

Usuários do Yahoo! Messenger podem fazem ligações entre si sem gasto algum. Uma das características é um arquivo com todas as chamadas recebidas, feitas ou perdidas.

Videochat

Comunique-se com vídeo

O que é?

Além de você se comunicar por texto e voz, alguns comunicadores permitem falar e ouvir através de vídeo. A única desvantagem é que não é possível (ainda) fazer conferências com conversas assim.

O que é preciso para ver e ser visto?

Basta ter uma webcam e se conectar a um serviço que ofereça, como Skype, MSN e Yahoo! Atenção: alguns monitores e notebooks trazem uma webcam embutida, mas, em geral, é preciso comprar e instalar.

Mais VoIP na rede:

ICQ (www.icq.com), LIG (www.ig.com.br/lig) e Terra Voip (voip.terra.com.br).

Dica de diversão: O site Stickam (www.stickam.com) oferece várias salas de chats com gente que bota a carinha na webcam, como você. Dá para ver todo mundo de uma vez!