Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Computador consegue ler a mente humana

Pesquisadores criam um sistema capaz de decodificar as ondas cerebrais e reproduzir a imagem em que você está pensando. Qualquer uma

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 15 abr 2011, 22h00

Três voluntários aceitaram se deitar numa máquina de ressonância magnética e olhar uma série de imagens preto-e-branco, enquanto seus cérebros eram monitorados por cientistas na sala ao lado. E disso saiu algo revolucionário, que poderá ter consequências profundas para o futuro da humanidade. Analisando os sinais gerados pelos cérebros, um software criado pela Universidade de Berkeley conseguiu reconstruir as imagens que os voluntários estavam vendo. A máquina decodificou e leu o pensamento deles. Como é possível?

Antes do teste, os voluntários tiveram de ver uma enorme coleção de fotos, com 1 750 imagens. Durante esse processo, os cientistas mediram a atividade de 8 regiões do cérebro. As duas informações (contéudo da foto e atividade do cérebro) foram cruzadas pelo computador, que começou a fazer relações – e aprender quais padrões cerebrais correspondem à imagem de um cachorro, por exemplo. Deu certo. No teste pra valer, o índice de acerto chegou a 90%. O sistema ainda é lento (demora 60 minutos por imagem) e não reconhece outros tipos de pensamento, como palavras. Mas já está gerando discussão – e receio. “A nossa tecnologia não deve ser usada para violar a privacidade da mente”, defende-se o cientista Thomas Naselaris.

Publicidade