GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Desinstalar o aplicativo do Facebook economiza 15% da bateria do celular

Com teste simples, jornalista britânico mostra que bateria do smartphone tem vida útil maior sem o app da rede social

A bateria de seu iPhone já não dura mais nada? Então pode ser que o aplicativo do Facebook seja o culpado. Com uma análise fácil, um jornalista britânico descobriu que, ao desinstalar o software oficial do Facebook de seu iPhone, a bateria do aparelho durou 15% a mais.

Durante uma semana, o repórter Samuel Gibbs registrou o nível da bateria de seu iPhone 6S às 22h30 da noite sem o aplicativo da rede social instalado. Em outra semana, ele monitorou quanta carga o smartphone possuía com o app rodando, no mesmo horário. “Acessei o Facebook pela mesma quantidade de tempo (nas duas semanas), realizando as mesmas tarefas tanto no navegador como no programa. Na semana com o app desinstalado, também deixei de usar o Facebook Messenger”, explica Gibbs. Durante a madrugada, o iPhone 6S Plus ia para a tomada e era carregado até às 7h30 da manhã.

LEIA: O lado negro do Facebook

Com o fim dos testes, foi possível ver que, às 22h30 da noite, Gibbs conseguiu economizar 15% de bateria sem o programa mobile do Facebook. O britânico pediu ajuda de amigos para submeter outros modelos de iPhone ao mesmo teste e os resultados foram os mesmos, ou apresentaram pequenas variações. “Também economizei espaço no cartão de memória, já que o software do Facebook consome 500MB de espaço e mais 111MB de cachê”, diz o repórter.

Um teste semelhante já havia sido feito com celulares Android – e, nesse caso, o aplicativo do Facebook aumentou o consumo de bateria em 20%.

LEIA TAMBÉM:
Veja as mudanças no visual do Facebook ao longo do tempo

O que a Internet esconde de você

O jornalista inglês usou o Facebook pelo navegador do celular (Safari) e relatou que não sentiu falta do aplicativo. O app consome muita bateria porque fica ativo enviando informação o tempo todo.