Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Doenças vegetais: a aura das plantas dá o diagnóstico

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 31 ago 1996, 22h00

Uma equipe de pesquisadores americanos criou um instrumento capaz de detectar qualquer problema na saúde dos vegetais muito antes que os danos sejam visíveis a olho nu. Trata-se de um espectrômetro, aparelho que mede a energia que as folhas e raízes liberam na forma de luz. Quando uma planta faz a fotossíntese – o processo bioquímico que usa os raios solares para produzir clorofila –, ela emite sinais fluorescentes. Quanto mais saudável é a planta, mais eficiente é sua fotossíntese e, portanto, mais brilhantes são os sinais. Segundo o líder da equipe, Larry Daley, da Universidade do Estado do Oregon, o novo sistema diagnostica com detalhes os efeitos nocivos de fungos, geadas e pragas. Em cada folha, se preciso for, e num prazo de minutos. Em alguns casos, como o de geadas, as marcas dos danos aparecem imediatamente. “Quanto mais rápido os estragos forem medidos, mais rápido pode-se tomar uma providência”, disse Daley à SUPER. Por enquanto, o diagnóstico pela luz só é feito em laboratório. Mas o estudante Li Ning, que também participa da equipe, já trabalha num dispositivo que pode ser levado até a lavoura. Daley acha que o aparelho portátil estará nas mãos dos fazendeiros nos próximos quatro anos.

As cores do estrago

Quanto mais saudável é a planta, mais fortes são os sinais fluorescentes que ela emite.

Esta é a imagem de uma folha sem problemas.

Este “fantasma” é uma folha queimada pela geada.

Uma folha de café saudável.

E outra com dose exagerada de herbicida

A raiz de soja que respira bem surge brilhante

A raiz morta quase some na imagem.

Doenças vegetais: a aura das plantas dá o diagnóstico