PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Enfim um Dostoiévski brazuca

O leitor acabará a última página querendo conhecer mais o universo torturado do autor russo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 30 set 2001, 22h00

Renato Domith Godinho

Se você ainda não leu Dostoiévski, esta pode ser uma boa oportunidade. Se leu, vale a pena relê-lo. É a primeira vez que sua obra-prima, Crime e Castigo, sai no Brasil em tradução direta do russo. Isso porque, pela falta de tradutores à altura da tarefa, todas as edições anteriores desse clássico eram pálidas versões do francês e do inglês. Hoje, graças ao trabalho de Paulo Bezerra, Crime e Castigo (Editora 34) vem traduzido com engenho, rigor e arte diretamente do russo e, paradoxalmente, está mais “brasileiro” que nunca. As outras traduções mantinham vícios dos tradutores franceses e ingleses, que não respeitavam o estilo entrecortado do autor, principalmente nas falas dos personagens, criando um texto excessivamente “literário”.

Ao transpor a fala russa para o português, Bezerra criou diálogos numa linguagem que soa perfeitamente familiar e moderna para nós brasileiros, deixando o caminho livre para que apreciemos este emocionante thriller que, ao mesmo tempo, é um profundo mergulho na alma humana. Deus, a moral e a ciência são discutidos sobre o pano de fundo de um trágico assassinato. O leitor acabará a última página querendo conhecer mais o universo torturado do autor russo.

É aí que entra a reedição de Os Irmãos Karamázov (Ediouro), tradução (do francês) de Natália Nunes e Oscar Mendes. No auge de sua arte, o mestre russo voltou às questões de Crime e Castigo e criou este romance ainda mais abrangente e universal, se é que isso é possível. Escritas no final do século XIX, as obras de Dostoiévski são mais atuais que a maioria dos livros de hoje.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.