Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Engenhocas Sustentáveis – Ecológicos e curiosos

Os professores pardais do mundo real também abraçaram a causa ambiental. E aí, você vestiria a camisa e usaria estas coisas?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 Maio 2012, 22h00

Cisterna ambulante

O japonês Kenji Kawakami é especialista em resolver pendengas do cotidiano. Como o Personal Rain Saver: um guarda-chuva virado ao contrário que coleta água do céu. O líquido é levado por um caninho inserido no cabo até um reservatório flexível com uma alça de bolsa de carteiro. Salva água mesmo. O duro é escapar rápido da chuva levando 10 litros de água no ombro.

Nem 5 minutinhos

Não basta coletar água se não diminuir o consumo. Para isso, a artista francesa Elisabeth Buecher (elisabethbuecher.com) criou esta cortina inflável. Ela tem um mecanismo que faz cones de plástico aplicados na cortina inflarem depois de 4 minutos embaixo do chuveiro.

Copo comestível

Um copo descartável de plástico leva pelo menos 200 anos para se decompor na natureza. Com a intenção de eliminar esse tipo de resíduo, o escritório de design americano The Way We See The World (thewayweseetheworld.com) pensou em copos de ágar-ágar, uma gelatina de alga, que podem ser comidos. Há 3 sabores: limão com manjericão, gengibre com hortelã e alecrim com beterraba.

3 em 1

O cicloativista inglês Alex Gadsden bolou um jeito de poupar energia, lavar roupa e entrar em forma. A Cyclean Machine é que uma bicicleta conectada ao tambor de uma antiga máquina de lavar. Mais simples impossível: o pedal aciona a roda da bicicleta que faz girar o tambor. É verdade que a paisagem nunca muda. Em compensação, quanto mais você pedala (e emagrece), mais limpa a roupa fica. Aprenda no site cyclean.biz.

Continua após a publicidade

Vale do silicone

O biquíni criado na Universidade de Nova York é forrado com 40 células fotovoltaicas costuradas por um fio condutor de energia e equipado com entrada USB para você carregar a bateria do iPhone enquanto se bronzeia. O porém: o biquíni só pode ser usado sequinho. O designer Andrew Schneider (andrewjs.com) ainda quer usar a tecnologia para alimentar geladeirinhas de cerveja.

Dê o sangue pelo ambiente

O que você pode fazer para salvar o planeta? Cortar os pulsos. A luminária criada por Mike Thompson (miket.co.uk) precisa de sangue para ser ativada. O segredo está na substância que preenche a base de vidro – o luminol, usado pela polícia para identificar vestígios de sangue. A invenção, que não é comercializada, carrega uma mensagem: em nome de sua própria sobrevivência, melhor pensar duas vezes antes de acender as luzes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.