Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Escrita afiada

A menor caneta do mundo desenha linhas tão finas que você precisa de um microscópio atômico para enxergá-las. Na apresentação da dip-pen nanolithography (DPN), em 1999, os cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, rabiscaram um cubo de 30 milionésimos de milímetro. Se não existisse o tal microscópio de observação de átomos, ninguém teria comprovado […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 31 out 2004, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    A menor caneta do mundo desenha linhas tão finas que você precisa de um microscópio atômico para enxergá-las. Na apresentação da dip-pen nanolithography (DPN), em 1999, os cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, rabiscaram um cubo de 30 milionésimos de milímetro. Se não existisse o tal microscópio de observação de átomos, ninguém teria comprovado a eficiência da nova caneta. A DPN será importante na fabricação de circuitos nanoeletrônicos, muito menores que os nossos velhos circuitos eletrônicos de computadores e aparelhos eletrodomésticos. Eles vão equipar, por exemplo, roupas inteligentes, que regulam a temperatura interna conforme as variações da temperatura externa. A nova tecnologia é tão importante que a pesquisa foi financiada pela força aérea americana.

    Publicidade

    No lugar do nanquim, os cientistas usaram uma substância oleosa de enxofre chamada octadecanetiol. A tinta da caneta tinha as características perfeitas para ser absorvida pela superfície de partículas de ouro e sílica. Por ser um produto sofisticado, você nunca usará uma DPN para escrever na sua agenda. Até porque todos os movimentos dessa caneta são controlados por computador.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.