Essa máscara deixa você sentir o cheiro das cores
Engenheiro cria equipamento que simula a experiência de sinestesia - e ensina você como fazê-lo
Imagine sentir o cheiro da cor vermelho. Ou de um livro colorido, de uma roupa roxa. Pessoas sinestetas conseguem. Elas podem associar um cheiro a uma cor, ou uma pessoa a um sabor (doce ou salgada, por exemplo). No cérebro deles, os processos se confundem: uma imagem passa pelo córtex visual e também pelo córtex olfatório. E isso faz com que eles vejam uma imagem e consigam sentir o cheiro dela – cada pessoa sente um cheiro específico.
Curioso, Zachary Howard, um engenheiro aeroespecial, quis imaginar como funciona o mundo dos sinestetas. Criou, então, uma máscara conectada a sensores de cor, uma placa de computador e tubos de ensaio com óleos essenciais.
Funciona assim: ao passar o dedo com os sensores pelo objeto, a placa capta a cor e envia uma mensagem à mascara para liberar os odores correspondentes àquela cor. O cheiro exalado depende da programação feita por cada pessoa. O vermelho, por exemplo, pode ter cheiro de rosa.
Só dá para designar essências a três cores: verde, vermelho e azul. O que a placa faz é calcular a proporção desses tons e mesclar as fragrâncias de acordo com essas variações.
Aos interessados em se aventurar pelo mundo da sinestesia, Howard deixou uma lista aqui de como fazer a sua própria máscara. Já para quem não conseguir montar, Howard deixou um vídeo mostrando como foi a experiência dele. Confira:
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie







