PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Facebook descreve fotos para cegos

Nova função da rede social descreve automaticamente imagens em áudio para usuários que não conseguem ver

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 5 abr 2016, 13h45

Todos os dias, 2 milhões de fotos são postadas no Facebook, mas muita gente não consegue vê-las. Na busca por uma maior inclusão de deficientes visuais, a rede social acaba de disponibilizar uma nova função que descreve, em forma de áudio, as imagens da tela. Além de informar quantas curtidas, comentários e compartilhamentos a postagem tem, a nova tecnologia já consegue identificar diferentes comidas, atividades, paisagens e até dizer se a imagem é uma selfie ou não.

A função se chama Automatic alternative text (ou “Texto automático alternativo”), e é uma inteligência artificial criada a partir do algoritmo do próprio Facebook. O funcionamento é simples: para reconhecer, por exemplo, um cachorro na foto, o programa precisa ter referências do animal em sua memória. Para isso, a máquina é alimentada com milhares de imagens de cães, até que ela consiga dizer “ei, isso é um cachorro”. 

LEIA: A lente de contato que cura a cegueira

A inteligência artificial reconhece diferentes objetos e cria uma legenda descritiva a partir de seu banco de dados. Aí, a função de voz do celular – como a Siri, no iPhone – lê essa legenda para os usuários. A tecnologia já consegue identificar meios de transporte, diferentes paisagens naturais , esportes  e várias comidas (como sushi e Nutella), além de conseguir distinguir algumas expressões faciais e características físicas como barbas ou um rosto de bebê. 

A experiência, entretanto, ainda não é perfeita. O  Automatic alternative text ainda tem alguns problemas: ele não consegue ir muito além das figuras básicas na foto, e pode errar a descrição se houver muita informação em uma mesma imagem. Ele também só está disponível para iOS e, por enquanto, só consegue descrever em inglês. O Facebook, porém, explicou que a nova função ainda está em fase de testes e que, aos poucos, ela será disponibilizada para todas as línguas e sistemas operacionais – embora ainda não haja uma previsão de quando isso vai acontecer. 

Continua após a publicidade

LEIA: Gadget permite que cegos leiam qualquer livro

A nova tecnologia foi criada pelo grupo de acessibilidade do Facebook, responsável também pela instalação de legendas em closed caption para todos os vídeos postados na rede, e pela possibilidade de aumentar a fonte das postagens para ajudar na leitura. Para a criação da nova função, o Facebook teve uma ajuda importante: um dos engenheiros que integram o grupo, Matt King, é cego, e sua experiência pessoal serviu de base para todo o estudo em torno do Automatic alternative text. Agora, King e o time de acessibilidade pretendem desenvolver e aperfeiçoar o produto, para tentar incluir os quase 300 milhões de usuários que possuem alguma deficiência visual grave – e, claro, estender cada vez mais o alcance da rede social.

Assista algumas pessoas utilizando o recurso pela primeira vez: 

Continua após a publicidade

 

LEIA MAIS:
Tinta fresca para cegos
O lado negro do Facebook
– Museus adaptados: Belas-artes para cegos

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.