GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

“Fórmula 1 sem pilotos” mostra seu novo – e assustador – carro

Máquina será totalmente controlada por computador - e poderá alcançar 300 km/h

Os carros sem motorista ainda não são uma realidade no dia a dia. Mas, nas pistas de corrida, estão quase: a estreia da primeira corrida sem pilotos, a Roborace, está planejada para a temporada de 2016-2017 e o modelo de carro autônomo da competição já foi apresentado ao público. Ele se chama Robocar, e foi criado pelo designer Daniel Simon, conhecido por ter participado da concepção visual de filmes futuristas como Oblivion (2013) e Tron: O Legado (2010).

A ausência do piloto é um pouco estranha, e dá ao carro um aspecto ameaçador, como o de um drone. A velocidade também intimida: sem ter que reservar o espaço para o motorista, os designers puderam melhorar a aerodinâmica do carro, que deve chegar à velocidade de 300 km/h. O novo modelo é elétrico, e controlado por inteligência artificial. 

LEIA: O fim dos carros como você conhece

Ao contrário de corridas de circuitos tradicionais como a Formula 1, na Roborace todos os times vão usar o mesmo carro. Assim, não são as peças que vão fazer a diferença – ganha a equipe que tiver o software mais inteligente para controlar o veículo.  

O campeonato vai acompanhar o circuito da Formula E, acontecendo antes de cada corrida principal. A Formula E foi inaugurada em 2014 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), responsável pela Formula 1, para explorar ao máximo a tecnologia dos carros elétricos no esporte.

A Roborace tem uma filosofia parecida e diz que quer juntar a inteligência artificial e o automobilismo em condições extremas. “O mundo do automóvel e o da inteligência artificial, que já foram tão separados, estão colidindo com uma força incontrolável”, comentou Daniel Simon. Também é provável que isso -colisões- aconteça na pista. 

LEIA TAMBÉM:
– Carros autônomos do Google deram problema 341 vezes enquanto andavam nas ruas
– Vão começar os testes para o primeiro carro voador
– Conheça o carro movido pela mente