GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Games da vida real

Tiros, ação e estratégia - tudo isso misturado com fatos que realmente estão acontecendo pelo mundo. Seja bem-vindo à era dos newsgames

Thiago Perin

JOGO DA ÁFRICA – Darfur Is Dying

Dá uma ideia de como é o cotidiano dos mais de 2,5 milhões de pessoas que sofrem com o caos no Sudão. Como elas, você é um refugiado que tem de se desdobrar para conseguir água, comida, remédios e abrigo. Tudo isso fugindo das milícias genocidas – que, na vida real, já mataram 400 mil pessoas.

JOGO DO IRAQUE – September 12th

Não há vencedor nem estratégia, e o cenário é só um: Bagdá, sendo bombardeada a todo vapor por… você, que faz o papel de militar americano. O game, que não tem pontuação, é uma crítica à indiferença do Ocidente às constantes mortes de civis no Iraque.

JOGO DO APAGÃO – Energyville

Você é o responsável pelo abastecimento de energia de toda uma cidade. E aí? Vai de petróleo, energia solar ou gás natural? Usina nuclear? Cada opção tem seus prós e contras. É preciso fazer as escolhas certas para não estourar a verba, poluir demais ou deixar as pessoas no escuro.

JOGO DA GRIPE SUÍNA – Killer Flu

Saia contaminando todo mundo com o vírus da gripe suína, até acabar com a humanidade. Parece fácil? É (bem) mais difícil do que parece. O objetivo do jogo, que foi criado pelo Ministério da Saúde da Inglaterra, é mostrar que o vírus H1N1 não é tão perigoso quanto as pessoas imaginam – e não vai acabar com a humanidade.