GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Google manda homem sacanear robô – em nome da ciência

Atlas é o nome da máquina que passa pelas provações dos humanos

Will Smith, em Eu, Robô, Schwarzenegger, em Exterminador do Futuro, e até a voz de Douglas Rain – o HAL -, em 2001: Uma Odisseia no Espaço. Hollywood vem tentando nos avisar há décadas: mexer com robôs pode terminar mal. Mas, como estamos em 2016, e (ainda) conseguimos nos defender das máquinas, temos que aproveitar. A Boston Dynamics, companhia subsidiária do Google, lançou um vídeo em que um humano aparece sacaneando Atlas, um dos modelos de robôs da empresa. O objetivo, na verdade, é só mostrar a fase de testes do objeto e reforçar a mensagem de que realmente devemos temer as máquinas – Atlas se recupera de todos os problemas causados pelo homem, e continua cumprindo seus objetivos. 

O vídeo tem início com Atlas despertando em meio a outros robôs da empresa. 

A criação então decide simplesmente abrir a porta e sair andando pela neve.

A produção mostra que Atlas tem noção de equilíbrio. O robô caminha por montes irregulares de neve – em alguns momentos parecendo um pouco bêbado – mas não chega a cair. 

LEIA: Barata serve de inspiração para robô quase indestrutível

A saga continua com Atlas mostrando que consegue levantar com facilidade caixas de 4,5 kg, e colocá-las em prateleiras com bastante precisão. 

É aí que os humanos aparecem para acabar com a festa do inocente robô. Um homem, munido com seu taco de hóquei, chega derrubando a caixa de Atlas, e ainda dá um empurrão na máquina

A invenção se recupera e, enquanto pega a caixa novamente, o humano derruba o objeto e começa a afastá-lo do robô

A situação fica realmente agressiva quando Atlas está tranquilo no centro de testes, e o humano reaparece, com um grande bastão e atinge a máquina pelas costas.

A cena da recuperação do robô, no entanto, é assustadoramente rápida

O vídeo termina com a máquina simplesmente cansando de tudo aquilo e indo embora.

Não é à tôa que o robô consegue levantar caixas, abrir portas, caminha na neve e se levantar rapidamente. Atlas, que tem 1,75m de altura, pesa 80 kg, possui sistemas hidráulicos para garantir sua movimentação e usa censores no corpo e pernas, para que possa se equilibrar, evitar obstáculos, manipular objetos e se locomover. O robô foi criado para que seja controlado remotamente e consiga responder bem em ambientes abertos ou fechados.

O vídeo completo mostrando o dia em que Atlas apanhou do humano, você vê abaixo. Esperemos que os robôs do futuro não guardem mágoa.

LEIA TAMBÉM:
Computador consegue imitar os discursos de políticos
Austrália cria robô marinho assassino – com uma missão nobre
Robô atende as ligações de telemarketing por você