GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Invenções originais: Produtos de gênios a varejo

Uma vitrine de loja está pregando uma peça nos paulistanos. Ao se aproximarem, à noite, os incautos pedestres (e toda a vizinhança) são surpreendidos por estridentes latidos, lembrando um furioso chihuaua. A pequena fera não existe de fato; é apenas um alarme eletrônico, um dos curiosos inventos à venda na Expo-Genius, loja especializada em quinquilharias incomuns.

Trazidas do exterior ou feitas por inventores brasileiros, as engenhocas vão de pulseiras antironco – que registram os sons emitidos durante o sono e dão pequenos choques quando eles excedem um certo volume – até um guarda-sol bronzeador. Feito de uma composição de PVC e aditivos mantidos em segredo pelo fabricante, seu tecido filtra a luz solar, barrando os nefastos raios ultravioleta do tipo A – causadores do câncer de pele – e deixando passar apenas os 5, que bronzeiam com menos riscos para a saúde.

Outro invento é a bolsa de água quente para emergências, que não precisa ser aquecida. Boiando na água em seu interior, um pedaço de acetato desencadeia uma reação exotérmica (que libera calor) quando friccionado. Isso mantém a água a 52°C por cerca de 40 minutos. Passada a emergência, é só ferver a bolsa por 12 minutos para que ela volte ao estágio inicial.

O ovo de Colombo da Expo-Genius é o capacete com brake-light. Essa luz de freio extra, que diminui em 53% as colisões traseiras entre automóveis, nunca tinha sido cogitada para motocicletas. O novo capacete tem uma vistosa luz vermelha na parte de trás, ligada por um cabo a um dispositivo instalado no guidão. Quando os freios são pressionados, a luz é acionada, alertando quem vem atrás. Mas os motoqueiros cuidadosos, interessados em instalar uma brake-light na cabeça, ainda vão ter que esperar. A loja tem apenas o protótipo do capacete, que será produzido quando alguma empresa se interessar pela idéia e fabricá-lo.