PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

João-bobo e lombriga

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 31 jan 1988, 22h00

O movimento dos robôs está ficando cada vez mais sofisticado e a prova são as duas ultimas novidades no ramo. Nos Estados Unidos, cientistas desenvolveram um robô que jamais perde o equilíbrio, mesmo que alguém tente derrubá-lo com uma rasteira. Como um joão-bobo de borracha, ele balança, balança, mas não cai. O segredo é um programa de computador que calcula num abrir e fechar de olhos a velocidade e a direção do robô, de modo a corrigir qualquer movimento que o faça perder o equilíbrio. A correção se faz como um pêndulo – contrabalanço restabelece o centro de gravidade. Com tamanha estabilidade, esse robô ainda sem nome pode segurar uma câmera com a mesma firmeza que o homem. Magro e forte, não lhe faltara trabalhos em lugares apertados, como espaçonaves.

Já na França, nasceu o Centrom-3. que antes merece ser chamado de robô-lombriga, pois se move na horizontal e na vertical, em superfícies côncavas, convexas ou planas. Feito de pastilhas inflamáveis, mede três metros e percorre um metro por minuto. Seu corpo se contrai e se alonga à medida que o fio que atravessa as pastilhas controla a entrada e saída de ar. O problema é que esse fio limita o raio de ação do lombriga a 30 metros de distância. Mesmo assim, devidamente equipado, substituirá o homem,como o joão-bobo, em lugares de difícil acesso ou onde haja perigo de vida.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.