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Jumbo do mar

A tecnologia sueca na construção de ferryboats promete mudar o transporte no mar como o dos aviões a jato mudaram o transporte no céu.

Cássio Leite Vieira, de Londres

Os analistas garantem que nas próximas décadas o transporte marítimo vai consquistar um número cada vez maior de viajantes. Por isso, estão começando a surgir barcos de alta velocidade, capazes de acomodar milhares de passageiros em travessias oceânicas. O HSS 1 500, o campeão de sua classe, já está carregando 1 500 passageiros, no norte da Europa, a 75 quilômetros por hora.

Com a força de um avião

Peças adaptadas do caça de combate sueco Saab Gripen e do Boeing 747 garantem alta velociade e eficiência.

Turbinas hi-tec

Não usam o diesel convencional, mas gasolina, como as da aviação. Têm mais força, menos peso, poluem menos.

Casco vigiado

Por um sistema interno de tevê, o piloto monitora a altura das ondas entre os dois cascos, em tempo real.

Entrando em campo

Na comparação com o Maracanã, os números do barco ficam mais impressionantes. São 126,6 metros de comprimento, 40 de largura e 27,5 de altura, do casco à torre de navegação. Potência total das quatro turbinas: 68 megawatts.

Visual total

Assentos se alinham às janelas laterais panorâmicas, de 30 metros de comprimento e 2,5 de altura.

Carga pesada

Capacidade para 375 carros ou 100 carros e 50 caminhões. Contando gente e bagagem,a carga total chega a 1 500 toneladas.

Rota exata

Computadores e comunicação com satélites são mais avançados que os de qualquer outro navio.

Adeus, tédio

Opções variadas: playground, free shop, três bares, dois restaurantes, painel com 27 tevês conectadas.