GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Leitura dos pensamentos

Cientistas norte-americanos estão testando um novo equipamento de ressonância magnética capaz de mapear o cérebro humano e até captar o pensamento.

Cientistas americanos do laboratório AT&T Bell estão tentando m novo equipamento de ressonância magnética capaz de mapear o cérebro humano: o magnetic ressonance imaging (MIR). Mais rápido que outros aparelhos usados na caça de tumores e coágulos – que levam, no mínimo, cinco minutos para obter casa imagem – , o MIR consegue capturar até o pensamento. As imagens menores que um segundo mostram o fluxo do sangue no cérebro como num filme.

A voracidade das células nervosas pelo oxigênio tende a aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões ativadas por determinados pensamentos ou emoções. O MIRI dispensa os nefastos contrastes – substâncias radioativas injetadas no corpo do paciente para facilitar a percepção do aparelho. Os primeiros exames com o MIR mostraram que, ao receber um feixe de luz no olho direito, a pessoa ativa uma pequena porção do hemisfério cerebral esquerdo e vice-versa. O próximo passo será descobrir as regiões responsáveis por pensamentos abstratos, desencadeados por palavras.